Urso-negro 'tira' centenas de selfies e viraliza nas redes sociais

08/02/2023 às 11:002 min de leitura

Uma câmera de captura da vida selvagem, posicionada na floresta de Boulder, Colorado, pelo departamento de Open Space and Mountain Parks (OSMP), registrou centenas de imagens raras de um urso-negro que vive nas imediações. O animal, que ficou conhecido como "urso-selfie", teve mais detalhes de seus hábitos noturnos divulgados e evidenciou um achado em massa de uma espécie popularmente classificada como reclusa e solitária.

Segundo os agentes da instituição, das 580 imagens capturadas pelo dispositivo desde novembro de 2022, aproximadamente 400 eram do urso-negro. Enquanto a maioria dos animais passaram pelo detector de movimento da câmera sem prestar atenção, o grande mamífero parece ter percebido e entendido o funcionamento do mecanismo noturno, acionando-o várias vezes ao pisar no raio de alcance da máquina.

(Fonte: City of Boulder Open Space/Mountain Park)(Fonte: City of Boulder Open Space/Mountain Park)

As imagens do urso viralizaram nas redes sociais e mostraram o animal realizando "poses" enquanto olhava diretamente para a câmera ou ficava de perfil. Além de aparecer em fotos instantâneas, ele também se destacou em vídeos de 10 a 30 segundos de duração, ao lado de veados, patos, pumas, coiotes e outras espécies. Os dados coletados ocorreram à noite, a melhor hora para captar fotos via infravermelho e evitar incomodar animais em seu habitat.

“Nesse caso, um urso teve um interesse especial em uma de nossas câmeras de vida selvagem e aproveitou a oportunidade para capturar centenas de 'selfies'”, disse Phillip Yates, porta-voz do OSMP, em comunicado para a NBC News. Confira abaixo uma postagem no Twitter com alguns cliques do urso-negro:

A importância dos estudos com câmera noturna

(Fonte: City of Boulder Open Space/Mountain Park)(Fonte: City of Boulder Open Space/Mountain Park)

Segundo Will Keeley, ecologista sênior de vida selvagem do OSMP, as câmeras sensíveis a movimento "desempenham um papel importante" ao ajudar equipes de biólogos e estudiosos a "identificar importantes áreas de vida selvagem". Automatizado para trabalhar em áreas que o olhar humano não alcança e onde a presença de pessoas poderia dispersar grupos de animais, esse sistema remoto garante que informações sejam coletadas para "recomendar medidas de proteção de habitat para ajudar a proteger áreas naturais sensíveis."

Normalmente, equipamentos são posicionados após meses de pesquisas sobre o comportamento da fauna em uma certa região. Com a identificação da atividade de espécies, de pegadas e de outros registros naturais, o trabalho é realizado e passa a ser visualizado em tempo real por operadores do dispositivo.

(Fonte: City of Boulder Open Space/Mountain Park)(Fonte: City of Boulder Open Space/Mountain Park)

“Temos a sorte de viver em uma área com uma rica diversidade de espécies selvagens, e essas câmeras nos ajudam a aprender o que os animais realmente estão lá fora e o que eles fazem ao longo de um dia, uma semana ou mesmo anos”, completa o ecologista Christian Nunes.

Em relação aos ursos-negros, a pesquisa dá indícios importantes sobre seu comportamento no reino e sua abundância em um território de quase 186 quilômetros quadrados — extensão da floresta de Boulder. Para os estudiosos, compreender o tamanho de sua população é um desafio devido ao estilo de vida "evasivo" da espécie, mesmo havendo cerca de 17.000 a 20.000 espécimes em atividade no Colorado, Estados Unidos.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: