O que o scanner corporal dos aeroportos mostram?

04/04/2023 às 10:002 min de leitura

Qualquer pessoa que fez uma viagem de avião já passou pelo scanner corporal presente nos aeroportos. Como sabemos, esse procedimento serve para a nossa segurança, garantindo que nenhum passageiro embarque com algum tipo de arma ou outro objeto proibido. Ainda assim, é normal se sentir constrangido ao passar pelo scanner, especialmente se você não faz ideia do que ele mostra aos funcionários que o monitoram.

Felizmente, garantimos que você pode ficar bem tranquilo em relação a isso, já que esse procedimento não é invasivo e serve apenas para detectar se você está carregando certos objetos ou itens que não deveria naquele local. De acordo com a publicação Reader's Digest, que conversou com especialistas da Administração de Segurança de Transportes (TSA) dos Estados Unidos, esses equipamentos conseguem escanear nosso corpo inteiro e detectar objetos metálicos e não metálicos em questão de segundos.

Felizmente, o escaneamento dos aeroportos não mostra nada realmente íntimo aos funcionáriosFelizmente, o escaneamento dos aeroportos não mostra nada realmente íntimo aos funcionários

O processo é realizado com o auxílio de ondas milimétricas, que podem passar por nossas roupas e refletir em nossa pele, gerando uma imagem interpretada pelo scanner. Por isso, se essas ondas passam por um item estranho ou fora do padrão, um oficial no aeroporto recebe essa informação e pode investigar o problema imediatamente. É comum que o passageiro tenha esquecido de remover uma joia, chaves, moedas ou um item inofensivo dos bolsos, ou corpo, mas é sempre necessário checar pela possibilidade de ser realmente perigoso aos outros.

Vale mencionar que essas ondas não são nocivas para nós e nem para os equipamentos que carregamos em nossas malas, já que essa também pode ser uma dúvida de muita gente. Para ter uma noção melhor, essas mesmas ondas milimétricas também são utilizadas para tecnologia 5G, que conta com uma frequência bem mais alta que as outras redes e necessita dessas ondas para funcionar apropriadamente. Por isso, elas farão cada vez mais parte do nosso dia a dia.

As ondas milimétricas podem escanear nosso corpo inteiro em questão de segundosAs ondas milimétricas podem escanear nosso corpo inteiro em questão de segundos

O ponto é que sabendo como o processo do scanner do aeroporto funciona, dá para a gente ter uma noção de que os funcionários do local não conseguem realmente ver o seu corpo, até porque eles só recebem uma imagem genérica da figura humana com as informações que realmente importam: se há algo a ser investigado e onde esse objeto estaria. Então, pode ficar tranquilo na próxima vez que estiver em um voo doméstico ou internacional, afinal, ninguém estará invadindo a sua privacidade.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: