Por que brincar com gravetos pode ser perigoso para os cães?

19/04/2023 às 12:002 min de leitura

A cena é bem clichê: você está passeando com seu cachorro no parque, solta a coleira, pega um pedaço de pau e joga — o cão corre para pegar e traz de volta, feliz e contente, então você joga o graveto de novo... Ah, como é gostoso ter um momento de diversão com seu pet! 

Brincar de pegar coisas é uma ótima maneira de gastar energia do seu cachorro, para que ele fique mais calmo, diga-se de passagem. O problema é que fazer isso com gravetos, galhos ou outros pedaços de madeira pode ser perigoso. Aí, a brincadeira se torna uma dor de cabeça.

A veterinária dra. Camila Oliveira explica que existem vários perigos na utilização de pedaços de madeira como brinquedo para cães. "O graveto pode quebrar dentro da boca do cachorro e pode haver alguma farpa ou pedaço pontudo que cause uma lesão", conta. 

Esse cão está correndo por um grande perigo (Fonte: GettyImages)Esse cão está correndo por um grande perigo (Fonte: GettyImages)

Essas lesões vão de ferimentos pequenos na gengiva até machucados mais graves: farpas que se alojam no céu da boca, cortes profundos na garganta, perfurações no estômago ou intestino, e vários outros problemas. Além disso, os pedaços de pau que você pega por aí podem ter bactérias e outros microorganismos — então, se o cãozinho fizer um corte na boca com o graveto, é uma receita ideal para uma infecção. 

Outras possibilidades envolvem quebrar ou trincar os dentes, engasgar com pedaços que se soltam do graveto, e outras complicações de ingerir coisas que o cão não deveria. Em resumo, a veterinária afirma que "brincar com pedaços de madeira não é indicado".

O que usar para brincar com os cães?

O tamanho do desastre fica por conta da sorte: tudo depende do pedaço que você pegar não ter farpas, nem uma colônia de bactérias que cause uma infecção mortal no seu bichinho. E aí, você vai querer mesmo arriscar? 

Aliás, pedaços de pau não são o único objeto que você pode jogar para seu cão pegar. Como explica a dra. Camila, brincar assim na rua, em praças ou parques faz parte do "enriquecimento ambiental" do pet — e isso é muito importante para ele. "Mas o enriquecimento pode ser feito com brinquedos de borracha, pano e cordas", sugere a veterinária. 

Pesquisando por aí, você encontra até brinquedinhos feitos de nylon ou plástico que simulam gravetos, mas sem os perigos da madeira de verdade. Além disso, você pode levar um pedaço de corda ou pano, um frisbee ou uma bolinha, quando for ao parque com seu dog. Ou apenas deixá-lo correr por aí — ele já vai gastar energia e ficar bem feliz, sem se machucar.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: