As 6 melhores dicas para gastar a energia do seu cachorro

17/02/2023 às 13:003 min de leitura

Nós, humanos, gastamos nossa energia trabalhando o dia todo para pagar as contas. Então, é mais simples ficar tranquilo quando chegamos em casa. Porém, o cérebro e a rotina dos cães são bem diferentes — e encontrar um doguinho cheio de energia, à noite, pode ser um problema.

Os cachorros que moram em apartamentos e não têm onde correr podem deixar seus tutores loucos enquanto latem, pedem para brincar e pulam pela casa. Outros até destroem coisas, buscando uma brincadeira para gastar sua energia acumulada. 

Por isso, é bom encontrar maneiras de "cansar" seu cachorro: estimular seu corpo e mente, de modo que ele gaste energia e fique mais calmo, deixando você descansar também. Afinal, um humano sem estímulos também fica entediado e ansioso, né?

Leia: 5 mitos comuns sobre cachorros que você não deve acreditar

1. Faça caminhadas longas

(Fonte: Andriyko Podilnyk/Unsplash)(Fonte: Andriyko Podilnyk/Unsplash)

Todo tutor sabe que deve levar seu cachorrinho para passear regularmente, né? Mas, se o seu pet tem muita energia, uma voltinha ao redor do quarteirão dificilmente vai ser o bastante para ele ficar tranquilo... 

Então, tente separar um tempo para fazer uma caminhada mais longa com ele, de meia hora a uma hora. Isso pode ser uma oportunidade para você também se exercitar — que tal?

Além disso, é importante manter uma rotina, levando o cão para passear todos os dias nos mesmos horários. Assim, ele vai saber o que esperar e tende a ficar menos ansioso. Dito isso, você pode variar os roteiros dos passeios, para estimular a mente dele também. 

2. Leve seu cão para a "escolinha"

(Fonte: Freepik)(Fonte: Freepik)

Muitas cidades têm estabelecimentos que cuidam de cachorros durante o dia, como creches. Frequentando um lugar desses, seu pet poderá brincar bastante com outros amigos, voltando para casa mais cansado.

Nesse sentido, levá-lo para ser adestrado também ajuda bastante. Afinal, aprendendo novos truques, seu cãozinho estimula a mente. Isso, em muitos casos, é mais importante do que os exercícios físicos. Por fim, contratar um passeador é outra possibilidade. 

Em todo caso, se o seu cão puder socializar com outros durante essas atividades, ele terá mais estímulos mentais. Caso a creche, adestrador ou passeador tiver um cão mais tranquilo por perto, o seu pode até aprender a ser assim, seguindo o exemplo. Essa solução é especialmente indicada para quem tem filhotes muito agitados.

3. Deixe seu cachorro farejar

(Fonte: Freepik)(Fonte: Freepik)

Como dito, além de cansar seu pet fisicamente, você precisa estimular a mente dele. Farejar é uma das melhores atividades para isso — afinal, o olfato é o principal sentido dos cachorros, o modo como eles reconhecem o ambiente e outros cães, conforme marcam território. 

Então, quando levar seu cachorro para passear, deixe-o farejar o máximo possível. Por outro lado, pode ser que você mesmo queira fazer uma caminhada rápida ou correr — e parar em todo poste interrompe seu exercício. Nesses casos, o indicado é ter duas coleiras: uma para passeios em que ele pode farejar e outras para quando você quer ir mais rápido.

Seu cachorro é inteligente, se você ensiná-lo, ele saberá como deve ser o passeio, conforme a coleira.

4. Coloque petiscos na grama

(Fonte: wirestock/Freepik)(Fonte: wirestock/Freepik)

A maioria dos cachorros ama cheirar a grama, brincar e rolar nela. Assim, deixar seu cão livre em uma área com grama sempre é uma ótima forma de estimular o corpo e a mente, gastando bastante energia.

Para tornar essa atividade ainda mais estimulante, você pode esconder petisquinhos entre as folhas, que ele irá procurar pelo cheiro. 

5. Brinque com seu cachorro

(Fonte: Tatiana Rodriguez/Unsplash)(Fonte: Tatiana Rodriguez/Unsplash)

Assim como os humanos, os cães se divertem muito com jogos e brincadeiras — e como eles amam ficar perto de seus tutores, você pode fazer isso com eles. Essa é uma grande ideia para gastar energia dos cachorros sem sair de casa. Há muitas brincadeiras possíveis:

  • Jogar bolinha, frisbee ou outro brinquedo para ele pegar;
  • Pedir para ele trazer um brinquedo que ele saiba o nome;
  • Fazer uma caça ao tesouro pela casa, com petiscos;
  • Brincar de esconde-esconde, chamando-o quando estiver escondido;
  • Pedir para que ele adivinhe em qual mão (ou copo) está o petisco.

6. Compre brinquedos divertidos

(Fonte: Caspar Camille Rubin/Unsplash)(Fonte: Caspar Camille Rubin/Unsplash)

Você não pode dar atenção para seu cão o dia inteiro, né? Por isso, é importante dar opções para que ele se divirta sozinho. Brinquedinhos que liberam comida, ossos para roer e quebra-cabeças para cachorros são ótimas opções que você encontra em qualquer pet shop.

Mas atenção: evite deixar os mesmos brinquedos expostos o tempo todo. Se você perceber que seu cão perdeu o interesse em algum, esconda-o por alguns dias. Quando você oferecer esse brinquedo novamente, seu pet provavelmente vai ficar super empolgado e gastar muita energia brincando com ele. 


NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: