Pérolas douradas: o segredo de uma das joias mais raras do mundo

29/04/2023 às 10:002 min de leitura

As pérolas são joias fascinantes e, geralmente, muito caras. Seu valor, que pode variar entre dezenas de dólares até alguns milhões, depende principalmente de sua raridade, visto que podem ser encontradas em diversas cores, tamanhos e formas. Mais do que isso, são joias totalmente naturais, produzidas no interior de moluscos

Toda essa beleza exótica faz com que elas sejam valorizadas há séculos. Porém, dentre todas as variações, uma se tornou particularmente especial nos últimos anos: as pérolas douradas das Filipinas. Abaixo nós contamos como esse tesouro único e especial é transformado em lindas joias.

O nascimento de uma pérola 

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Para começar, é importante entender que existem diferentes tipos de pérolas, desde as tradicionais pérolas brancas até as mais raras e exóticas, como as pérolas negras e as douradas. As pérolas douradas, especificamente, são cultivadas no Mar do Sul das Filipinas e possuem uma tonalidade quente e atraente que as tornam verdadeiramente únicas.

O processo de criação das pérolas começa com a inserção de um núcleo dentro da ostra. Isso pode acontecer de modo natural — quando um grão de areia ou outro objeto vai parar no molusco — ou artificial. Depois que isso acontece, o molusco começa a secretar uma substância chamada nácar ao redor do núcleo. 

É essa substância que vai fazer com que o objeto (ou núcleo) se transforme em uma pérola. Com o passar do tempo, a camada de nácar se acumula, formando a joia. Não existe um tempo exato para que esse processo ocorra. Em fazendas de pérolas, o tempo de cultivo pode variar de dois a cinco anos, dependendo do tamanho e da qualidade desejados. Porém, na natureza, esse tempo pode ultrapassar os 10 anos.

O segredo das pérolas douradas

(Fonte: SSEF)(Fonte: L.E. Cartier/SSEF/Reprodução)

No caso das pérolas douradas, o processo é ainda mais especializado. A criação delas começa com a seleção cuidadosa do molusco a ser cultivado, que deve possuir um revestimento interno dourado, responsável pela coloração única da pérola. Uma vez selecionados, os moluscos são submetidos a um processo rigoroso de limpeza e preparação para a inserção do núcleo.

Todo o processo é bastante complexo e existem poucas fazendas aquáticas no mundo que realizam a produção destas joias. Atualmente, elas são cultivadas principalmente na Birmânia, nas Filipinas e na Indonésia, embora a Austrália também tenha começado a desenvolvê-las nos últimos anos.

Jewelmer(Fonte: Jewelmer/Reprodução)

O processo de produção é mantido em segredo, e cada fazenda realiza seu próprio método. Quando as pérolas douradas são finalmente colhidas, elas são cuidadosamente selecionadas e classificadas de acordo com seu tamanho, forma, cor e qualidade. 

Uma boa parte da produção vai parar nos Emirados Árabes, ondem são rigorosamente avaliadas. Pérolas com qualquer sinal de imperfeição são descartadas, enquanto as demais são usadas em joias de luxo. 

Jewelmer(Fonte: Jewelmer/Reprodução)

Atualmente, o principal produtor dessas joias é a Jewelmer — cujo dono é também proprietário de umas das maiores fazendas aquáticas do mundo. Após a avaliação de cada pérola, a produção é encaminhada para joalherias do mundo todo. O resultado é uma peça de joia única e incrível que representa não apenas a beleza da pérola dourada, mas também a habilidade e a criatividade do joalheiro que a transformou em uma obra de arte.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: