Sapo-preto-da-chuva: 6 fatos sobre essas criaturas bizarras

21/07/2023 às 11:002 min de leitura

No alto das encostas das montanhas de Cape Fold, no sudoeste da África do Sul, vive uma espécie incomum de pequenos sapos escavadores. Os sapos-pretos, também chamados de sapos-pretos-da-chuva, são criaturas de rosto não muito amigável e que chamam atenção pela sua coloração de pele completamente escura.

Como o próprio nome sugere, este animal é mais ativo durante as estações chuvosas, permanecendo em tocas subterrâneas durante os períodos mais secos do ano. Curiosamente, esses sapos não são exatamente conhecidos por saber pular ou nadar muito bem. Então, o que faz deles tão especiais? Veja só seis curiosidades sobre o sapo preto da chuva!

1. Protuberâncias na pele

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Os sapos-pretos-da-chuva são cobertos por pequenas protuberâncias na pele chamadas "tubérculos", o que faz com que o animal pareça ter milhares de verrugas pelo seu corpo todo. Embora essas protuberâncias pareçam glândulas venenosas para certos predadores, elas não são.

Como essa espécie raramente bebe água, essas protuberâncias são usadas para absorver a umidade do ambiente e manter a pele úmida o tempo todo.

2. Cara emburrada

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Quem olha um sapo-preto de perto, automaticamente pensa que esses animais vivem de mal com a vida. Afinal, suas faces são umas das menos amistosas existentes na natureza e até acabaram se tornando meme na internet. O motivo disso é porque o formato de suas bocas é invertido ao que estamos acostumados, fazendo parecer uma careta.

Porém, mesmo que essas interessantes criaturas pareçam mal encaradas, elas não podem ser consideradas uma ameaça verdadeira para quase ninguém.

3. Afastando predadores

(Fonte: Tyrone Ping/Reprodução)(Fonte: Tyrone Ping/Reprodução)

Como dito anteriormente, o sapo-preto-da-chuva não é um animal muito amedrontador — exceto pela sua cara de bravo. Então, como esses animais fazem para se proteger de predadores? Caso estejam ameaçados, os sapos pretos podem inflar seus corpos com ar para parecerem muito maiores do que o normal.

Estima-se que eles consigam aumentar de tamanho em até sete vezes, o que é o suficiente para que muitos predadores fiquem com medo. Eles também possuem a habilidade única de se enfiar em suas tocas, de onde ninguém consegue retirá-los.

4. Escavadores exímios

(Fonte: Tim Brammer/Reprodução)(Fonte: Tim Brammer/Reprodução)

Devido ao formato de seu corpo, o sapo-preto-da-chuva é completamente incapaz de pular — algo que nós jamais esperaríamos de um sapo. Em vez disso, eles movem-se pesadamente caminhando sobre suas pernas relativamente curtas. Contudo, para substituir essa "deficiência", a espécie tornou-se especialista em cavar.

Em estudos feitos na África do Sul, cientistas viram esses sapos simplesmente desaparecerem diante de seus olhos devido a sua incrível capacidade de cavar sob o solo em poucos segundos.

5. Dificuldade com a água

(Fonte: Fred Berrington/Reprodução)(Fonte: Fred Berrington/Reprodução)

O nome "sapo-preto-da-chuva" nos faz imaginar que uma espécie que vive em contato com a água seria uma ótima nadadora, certo? Contudo, esses anfíbios são incapazes de nadar e sobrevivem em áreas com pouca ou nenhuma fonte de água aberta. Embora sejam capazes de flutuar, esses sapos se afogarão caso não cheguem em terra firme rapidamente.

Portanto, é melhor limitar o contato com água a algumas gotas de chuva, não é mesmo?

6. Acasalamento curioso

(Fonte: kevin_ulett/Reprodução)(Fonte: kevin_ulett/Reprodução)

Devido à sua natureza noturna e localização, os sapos-pretos-da-chuva raramente são vistos por aí. No entanto, durante a época de chuvas ou no período de reprodução, eles podem ser ouvidos produzindo um chiado agudo. Inclusive, o barulho tende a ser muito alto devido à grande quantidade de espécimes na região.

Nesse período, os machos tentam atrair as fêmeas para sua toca, chamando-as de dentro de um túnel subterrâneo limpo e bem preparado. Esses anfíbios são considerados animais solitários, reunindo-se apenas durante a época de acasalamento.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: