6 curiosidades sobre o urso-do-sol, o menor tipo de urso que existe

07/08/2023 às 10:002 min de leitura

Recentemente, um vídeo viralizou por conta de uma "polêmica". Um zoológico localizado em Hangzhou, no leste da China, foi acusado de estar exibindo uma pessoa vestindo uma roupa de urso. A discussão se deu por conta da imagem em que um urso aparece de pé com um excesso de pele flácida na região do traseiro — o que sugeriria que fosse uma fantasia e não o bicho.

Mais tarde, foi esclarecido que se tratava de um urso-malaio, também chamado de urso-do-sol. Trata-se da menor espécie de urso que se conhece, e que difere um pouco da imagem grande e assustadora que se tem deste animal. Neste texto, você confere 6 fatos incríveis sobre o fascinante urso-do-sol.

1. Ele ganhou esse nome por conta do sinal em seu peito

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

O apelido "fofinho" do urso-do-sol tem uma explicação simples: ele se dá por conta da mancha grande e brilhante que o animal carrega no peito. Normalmente, a mancha de pelos é em forma de U, mas pode aparecer também como um círculo reluzente na cor laranja, amarela ou branca.

O resto da sua pelagem é escura e sedosa. Os pelos são curtos para que ele possa sobreviver em climas tropicais, onde costuma fazer muito calor.

2. Este é o menor urso do mundo

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

O urso-do-sol adulto costuma ter entre 1,20 a 1,50 m de comprimento e pesar entre 27 e 80 kg. Os machos são de 10% a 20% maiores que as fêmeas. Seu corpo é atarracado e suas patas são grandes com garras alongadas.

Apenas a título de comparação: o maior urso do mundo é o polar, que pode medir até 3 metros e pesar até 300 kg.

3. Ele é tímido e costuma viver sozinho

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Os ursos-do-sol são criaturas tidas como pouco sociáveis, e que preferem viver sozinhas. Quando se deparam com pessoas, eles não tendem a se tornar agressivos (a não ser que sejam ameaçados ou surpreendidos), mas sim a fugir.

Eles são "tímidos" até com outros membros de sua espécie. A maioria deles experimenta uma vida solitária, com exceção das fêmeas enquanto cuidam de seus filhotes.

4. Ele é adaptado para escalar árvores

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

O urso-do-sol também é o mais arbóreo entre todas as espécies de urso. Não por acaso, ele sofreu uma adaptação no corpo para poder escalar árvores. Isto porque suas garras são longas, curvas e afiadas, o que o ajuda a se segurar em troncos e galhos.

Além disso, seu pé é pequeno e não tem pelos na sola, o que o auxilia a conseguir se segurar melhor. Por ter um tamanho "compacto", o urso-do-sol também tem facilidade para escalar, movimentar-se e se equilibrar numa árvore. E pasme: ele é capaz de se aninhar e dormir nos galhos!

5. Ele tem a maior língua entre todos os ursos

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Outra curiosidade do urso-do-sol é que ele tem uma língua enorme, que mede quase 25 centímetros. Esta característica também serve para uma função específica: facilita para que ele consiga tirar mel de dentro de colmeias. Por conta disso, ele também ganhou o apelido de "urso-do-mel".

Mas sua alimentação é variada: além de mel, ele também gosta de frutas (como figos e bagas) e insetos (incluindo cupins, besouros e formigas).

6. Ele desempenha uma função importante na manutenção do seu habitat

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Como come bastante fruta, o urso-do-sol espalha as sementes, o que ajuda que as plantas criem raízes por outros lugares. E por devorar os cupins, este animal ainda presta um serviço no controle da população deste inseto, o que traz um benefício enorme às árvores.

Sem dúvida, este é um animal muito especial - e que, ainda assim, está ameaçado de extinção por conta de caçadores ilegais de ursos. Não se sabe ao certo qual é o tamanho de sua população selvagem pelo mundo, embora ela esteja diminuindo.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: