Saúde/bem-estar
20/08/2023 às 04:00•2 min de leitura
Você que tem um gatinho em casa já se perguntou em algum momento se ele fica suado em dias que estão muito quentes? Caso tenha imaginado essa situação, faz ideia de como eles conseguem se refrescar?
Leia também: Como gatos escolhem uma pessoa favorita?
(Fonte: Getty Images)
Da mesma forma como vários outros animais, gatos também ficam suados. Entretanto, seus corpos conseguem suportar temperaturas de até 50 graus sem grandes danos, e ainda assim você dificilmente o verá transpirando.
"Gatos são ótimos no que diz respeito a regularem suas próprias temperaturas. Se eles percebem que está começando a ultrapassar a casa de 40 graus, eles automaticamente saem para procurar uma sombra ou um lugar mais fresco", explicou Amy Tate, dona da clínica Riverview Animal Clinic, em entrevista ao site Reader's Digest.
Então, ainda que você imagine que seu bichano está louco quando rola no concreto ao meio-dia, isso dificilmente seria capaz de fazer com que ele sinta muito incômodo. Outro ponto que ajuda os gatos a não suarem muito ao longo do dia é que eles possuem menos glândulas sudoríparas se comparados aos seres humanos.
Além disso, elas ficam em locais bem específicos: queixo, lábios, ânus e nas almofadas das patas, dificultando aos nossos olhos enxergar algum suor.
Vale mencionar também que os pelos dos gatos funcionam como um isolante térmico, então tosá-lo quando o verão está chegando pode ser uma péssima ideia.
"Os pelos realmente isolam o corpo em temperaturas mais frias e ajudam o corpo a se prevenir de receber muito calor em dias mais quentes. Dessa forma, eles atuam como um regulador de temperatura para diminuir o processo de absorção de calor", explicou James H. Jones, especialista em fisiologia animal e termo regulamentação da Universidade da Califórnia, em entrevista ao The Washing Post.
Leia também: 6 dicas científicas para fazer um gato gostar de você
(Fonte: Getty Images)
Em dias mais quentes, é comum ver os bichanos vistando algumas áreas específicas da casa para se refrescar, como aquelas em que ele pode se encostar em azulejos ou ter contato com o vento. Entretanto, em muitos casos ele vai preferir fazer isso de outra forma: se lamber de maneira regular.
Você também pode ajudar seu gatinho a se refrescar em dias mais quentes. Nos períodos de verão ou de temperaturas mais elevadas, ofereça mais água para ele, escove seus pelos com frequência para remover os excessos e tente manter o ambiente fresco utilizando umidificador ou um ventilador.