Réptil com 'mãos de tesoura' da época dos dinossauros é descoberto no Brasil

17/08/2023 às 09:052 min de leitura

Uma nova espécie de réptil da época dos dinossauros foi descoberta recentemente no Brasil, mais especificamente no Rio Grande do Sul. A criatura teria vivido na região cerca de 230 milhões de anos atrás e seria uma espécie de precursor dos pterossauros.

Com liderança de Rodrigo Müller, paleontólogo na Universidade Federal de Santa Maria, no RS, o estudo da nova espécie foi capa da revista Nature. Segundo os pesquisadores, o animal tinha garras longas e afiadas, que lhe renderam comparações com o personagem dos cinemas Edward Mãos de Tesoura.

Fóssil de novo réptil do período dos dinossauros é descoberto no Rio Grande do Sul

O novo réptil, cujos ossos foram encontrados na região sul do Brasil, foi batizado como Venetoraptor gassenae. A primeira parte do nome é uma homenagem ao local onde os cerca de 50 ossos foram descobertos, um área turística chamada de Vale Vêneto, no município de São João do Polêsine. Já a segunda homenageia Valserina Maria Bulegon Gassen, uma das principais responsáveis pela criação do CAPPA, o Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia.

Fóssil do Venetoraptor gassenae foi descoberto no sul do Brasil (Fonte: CAPPA/UFSM/Reprodução)Fóssil do Venetoraptor gassenae foi descoberto no sul do Brasil (Fonte: CAPPA/UFSM/Reprodução)

Como explica o CAPPA em seu site, a criatura tinha "características incomuns", como suas mãos grandes e com longas e afiadas garras, além de um bico raptorial. O bicho media entre 70 cm e 1 metro de comprimento, e seria membro do extinto grupo dos Lagerpetidae.

Tido como um "parentes próximos" dos pterossauros, aqueles dinossauros voadores vistos em filmes como Jurassic Park, o Venetoraptor gassenae tinha penas mas não era capaz de voar. Os pesquisadores do CAPPA estimam que a criatura tenha vivido há cerca de 230 milhões de anos, no período triássico.

Réptil brasileiro tinha "mãos de tesoura"

Falando ao site Live Science, Rodrigo Müller comentou a respeito das características físicas da criatura. Segundo ele, "suas mãos e garras, que lembram as de Edward Mãos de Tesoura", fazendo alusão ao icônico personagem dos cinemas interpretado pelo ator Johnny Depp, e "podem ter servido para capturar presas ou subir em árvores". O paleontólogo revelou ainda que os ossos do réptil foram encontrados em uma fazenda de arroz no Rio Grande do Sul.

O paleontólogo Rodrigo Müller liderou pesquisa sobre nova espécie de réptil do período triássico descoberta no Brasil (Fonte: CAPPA/UFSM/Reprodução)O paleontólogo Rodrigo Müller liderou pesquisa sobre nova espécie de réptil do período triássico descoberta no Brasil (Fonte: CAPPA/UFSM/Reprodução)

O Venetoraptor teria sido um réptil bípede que, ao se locomover usando apenas as duas pernas, mantinha as mãos livres para capturar animais menores ou escalar. Já sobre seu curioso bico, mais comumente encontrado em dinossauros de aproximadamente 80 milhões de anos atrás, teria a função de rasgar a carne de suas presas, facilitando o consumo.

Segundo o Guinness World Records, as espécies mais antigas de dinossauros de todo o mundo podem ter habitado a Região Central do Rio Grande do Sul, onde o fóssil do Venetoraptor gassenae foi encontrado.