Saúde/bem-estar
20/08/2023 às 12:00•2 min de leitura
Maior crocodilo do mundo em cativeiro, o gigante Cassius tem 5,48 metros e vive em um zoológico na Austrália desde 1987. Segundo possibilidade levantada pelo cuidador Toody Scott, ele pode ter ganhado alguns centímetros nos últimos anos e estar ainda mais comprido do que na época de registro do recorde
Em entrevista ao Guinness World Records, o responsável pelo réptil comentou que as métricas registradas em 2011 podem estar ultrapassadas. Desde então, quando ele passou a fazer parte do livro dos recordes, não houve mais nenhuma medição do animal.
(Fonte: Marineland Crocodile Park/Divulgação)
“Podemos tentar isso em um futuro próximo para fornecer informações sobre as taxas de crescimento de grandes crocodilos ou, claro, se seu recorde estiver sendo desafiado”, ressaltou o funcionário do Marineland Crocodile Park, que fica em Green Island.
É válido lembrar que ele chegou a perder o posto de maior crocodilo de cativeiro do mundo em 2012, quando o então novo recordista, batizado de Lolong, medindo 6,17 m, foi capturado nas Filipinas. Porém, Cassius recuperou o título após a morte de Lolong, um ano depois.
(Fonte: Guinness World Records/Divulgação)
Antes de ser capturado, em 1984, o crocodilo de água salgada que pesa mais de 1 tonelada vivia no rio Finniss, ao norte da Austrália. Na época, ele tinha um comportamento diferente do observado no zoológico, onde é uma das principais atrações.
Conforme os pesquisadores que o capturaram, o réptil se metia em brigas constantes em uma disputa territorial com outros da mesma espécie. Além disso, tinha o costume de atacar motores de barcos, o que resultou em muitos machucados.
Em meio aos ferimentos, ele também perdeu partes do focinho e da cauda, fazendo com que o corpo tivesse o tamanho reduzido. Segundo o Guinness World Records, é possível que o comprimento de Cassius na época da medição fosse de 15 cm a 25 cm maior sem estas perdas.
Cassius quando chegou ao zoológico na Austrália, em 1987. (Fonte: Guinness World Records/Divulgação)
Além da medida recorde, a idade de Cassius também chama a atenção. De acordo com estimativas baseadas no tamanho do réptil, o crocodilo australiano nasceu em 1903, ou seja, está completando 120 anos em 2023.
E a expectativa dos tratadores é de que ele viva muito mais, especialmente se o ambiente calmo e sem stress do zoológico permanecer assim. Em seu exame médico anual mais recente, os resultados foram bastante satisfatórios e não revelaram nenhum problema.
Apesar disso, é possível que ele não alcance as medidas do seu antecessor no posto de maior crocodilo vivo em cativeiro. Conforme Scott, as taxas de crescimento da espécie diminuem para apenas 1 centímetro por ano quando o réptil chega aos 5 metros e, em alguns casos, o animal nem cresce mais.