Ambergris: por que o vômito de baleia é tão caro e valioso?

21/10/2023 às 08:002 min de leitura

O ambergris, muitas vezes referido como "vômito de baleia", é uma substância fascinante e misteriosa intriga e encanta pessoas há séculos. Recentemente, em uma praia da ilha espanhola de La Palma, uma pedra de âmbar cinzento da substância foi encontrada no interior de uma cachalote morta e avaliada em cerca de 500 mil dólares.

Mas para que esse vômito é usado e por que essa iguaria é tão valiosa?

A origem do ambergris

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

A origem do ambergris — também conhecido como ouro flutuante ou âmbar cinzento — já foi envolta por mistérios. Foi apenas no século XIX, com o auge da caça às baleias em grande escala, que sua conexão com as gigantes do mar foi revelada.

Essa substância é formada como resultado de processos naturais no sistema digestivo da baleia cachalote, onde ela ajuda a envolver partículas irritantes, como bicos de lulas, que o animal possa ingerir. Embora a maioria das partes indigestíveis seja eliminada naturalmente, algumas permanecem nos intestinos, formando uma massa que eventualmente se transforma em ambergris.

Substância de alto valor

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

O que torna o ambergris tão valioso é a combinação de sua escassez e suas propriedades. O âmbar cinzento é usado principalmente na indústria de perfumaria devido ao seu aroma único e capacidade fixadora de fragrâncias. Cada grama pode chegar a valer milhares de dólares.

Além disso, ele é composto por uma substância chamada ambreína, que é inodora, mas desempenha um papel crucial em fazer os aromas dos perfumes durarem mais tempo. Assim, a qualidade do ambergris é avaliada com base na quantidade dessa substância. Contudo, alternativas sintéticas estão sendo cada vez mais exploradas na perfumaria, especialmente nos Estados Unidos, onde o uso de ambergris em perfumes é proibido.

A conservação de cachalotes

Ambergris é produzido no sistema digestivo das cachalotes. (Fonte: Getty Images)Ambergris é produzido no sistema digestivo das cachalotes. (Fonte: Getty Images)

A caça indiscriminada de cachalotes no passado quase levou esses majestosos animais à extinção. Daí a importância de buscar alternativas sintéticas a essas substâncias, a fim de preservar esses animais e evitar que sejam vistos como recursos exploráveis.

O ambergris é uma substância incrivelmente valiosa devido à sua raridade e às suas propriedades. No entanto, a demanda por ela levou à caça excessiva de baleias cachalotes no passado, colocando em risco esses majestosos mamíferos marinhos. À medida que o mundo reconhece a necessidade de conservação e proteção das cachalotes, a busca por alternativas sintéticas ao ambergris se torna crucial.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: