Comer mais cedo reduz risco de doença cardiovascular, diz estudo

02/01/2024 às 06:302 min de leitura

Um novo estudo feito pelo Instituto Nacional de Pesquisa de Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente da França coletou indícios de que pessoas que fazem as refeições mais cedo ao longo do dia correm menos risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Para obter esses dados, os investigadores analisaram informações de 103.389 pessoas, sendo 79% delas mulheres com idade média de 42 anos.

O objetivo era encontrar padrões entre os horários de ingestão de comida e esse tipo de doença. Conduzido em parceria com a Sorbonne, os resultados do estudo mostram que o risco de doenças cardiovasculares cresce 6% a cada hora de atraso para a ingestão da primeira refeição no dia.

Saúde cardiovascular e comer cedo

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

De acordo com os pesquisadores, pessoas que ingerem sua primeira refeição às 9 horas da manhã tem 6% mais chance de desenvolver uma doença cardíaca do que aquelas que comem primeiro às 8 horas da manhã. Em relação à última refeição do dia, o problema é ainda mais grave: pessoas que comem depois das 21 horas no comparativo com quem come antes das 20 horas tem 28% de risco aumentado de desenvolver esse tipo de doença.

Segundo a pesquisa, a duração do jejum noturno também tem influência na redução dos riscos. Segundo os cientistas, quem adota um intervalo maior entre a última refeição de um dia e a primeira de outro tende a ter menos doenças cardiovasculares. Sendo assim, o ideal para qualquer indivíduo que pretende melhorar os índices de saúde seria realizar tanto a primeira quanto a última refeição mais cedo.

Em 2019, cerca de 7,9% de um total de 18,6 milhões de mortes por doenças cardiovasculares estiveram associadas à dieta, segundo o estudo Global Burden of Disease. Naquele ano, essa foi a principal causa de morte do mundo. 

Influência do horário das refeições

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Que uma boa alimentação tem reflexos positivos na saúde humana, não é mistério para ninguém. Contudo, cientistas estão descobrindo que o horário em que as refeições são realizadas também podem ter uma influência significativa na nossa qualidade de vida. Principalmente, consumir a maior quantidade de calorias no começo do dia tende a ser o mais recomendável.

Esse padrão de alimentação se alinha ao nosso ritmo circadiano, que dita como o nosso corpo deve se comportar dentro das 24 horas de um dia. O processo realizado pelo nosso relógio biológico rege muitos aspectos da nossa saúde, como flutuações hormonais diárias, temperatura do corpo e até mesmo ciclo de sono.

Por conta da maneira como esse mecanismo funciona, nossos corpos estão mais preparados para digerir e metabolizar alimentos no início do dia. À medida que o tempo passa, o metabolismo se torna menos eficiente e ficamos mais devagar. Sendo assim, pular uma refeição tão essencial como o café da manhã não parece ser uma boa ideia, uma vez que só estará atrapalhando o ciclo natural do seu organismo. 

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: