5 animais marinhos que encalharam nas praias em 2023

08/01/2024 às 08:002 min de leitura

Ao decorrer do ano 2023, em diferentes áreas litorâneas espalhadas ao redor do planeta, diversos animais marinhos foram encontrados encalhados.

Algumas dessas espécies são conhecidas, enquanto outras são consideradas incomuns, despertando espanto e curiosidade na população local.

1. Orca de cabeça bulbosa

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Nove orcas de cabeça bulbosa foram avistadas no mês de junho na costa do Chile. Por motivo desconhecido, elas acabaram encalhadas na praia e não sobreviveram. Trata-se de um grupo distinto, do tipo D, que raramente é encontrado. Acredita-se que esses animais sejam nativos do hemisfério sul, e que estejam entre as maiores espécies ainda não descritas.

2. Foca cinza

(Fonte: British Divers Marine Life Rescue/Reprodução)(Fonte: British Divers Marine Life Rescue/Reprodução)

Em novembro, um animalzinho que ganhou o apelido de "cachorro do mar" foi encontrado na praia: o filhote de foca cinza estava sozinho na Ilha de Skye, na Escócia. Felizmente, ele desfrutou de um desfecho feliz: veterinários constataram que o animal não apresentava feridas, mas estava bastante desidratado.

Depois de passar por um breve período de recuperação, a foca foi liberada para seguir em sua própria jornada no mar.

3. Baleias-piloto

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Cerca de 100 baleias-piloto foram parar numa praia da Austrália durante o mês de julho. Apesar do trabalho realizado por uma equipe de voluntários, que visava devolver esses animais encalhados ao mar, 51 baleias acabaram morrendo.

Neste caso, também não há uma causa determinada para que tantas baleias tivessem esse final trágico. Mas, se tratando de animais com grupos restritos, elas são mais suscetíveis a eventuais erros de navegação por parte das baleias que conduzem as demais.

O mesmo aconteceu com um grupo de 55 baleias-piloto na Ilha de Lewis, que fica localizada na Escócia. Apenas uma sobreviveu após equipes tentarem evitar que o pior acontecesse a esses animais. Aqui, no entanto, as evidências indicam que uma das baleias estava grávida, e ao dar à luz, acabou encalhando na praia, acidentalmente induzindo um grande grupo ao mesmo erro.

4. Tartaruga-cabeçuda

(Fonte: British Divers Marine Life Rescue/Reprodução)(Fonte: British Divers Marine Life Rescue/Reprodução)

Uma tartaruga-cabeçuda também foi encontrada no Reino Unido. Diferente de tantas outras encontradas em má situação, fracas, com hipotermia e desnutrição, ela estava em perfeito estado de saúde e ativa, apesar de ter encalhado.

Ela possivelmente foi vítima de uma tempestade, que acabou desviando de sua rota original. Sua condição manteve os veterinários otimistas que ela iria sobreviver a essa dificuldade, apesar disso.

5. Golfinhos

(Fonte: British Divers Marine Life Rescue/Reprodução)(Fonte: British Divers Marine Life Rescue/Reprodução)

Dois golfinhos encalharam na Escócia quando as águas do mar recuaram, passando por grandes dificuldades, em julho. Enquanto a equipe de socorro não chegou, a população local seguiu as orientações fornecidas, evitando que eles ficassem desidratados. E como estavam em boas condições de saúde, eles foram levados até o mar novamente, um de cada vez.

Esse caso ressalta a importância de sempre seguir a orientação dos profissionais que possuem experiência com o resgate de animais marinhos, já que é fundamental manter uma distância segura, evitando contato direto. Isso é importante tanto para evitar que o animal fique agitado e estressado, quanto em uma situação em que o animal esteja doente ou contaminado.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: