Seja o primeiro a compartilhar

6 animais que conseguem prender a respiração por muito tempo

Em 2021, o croata Budimir Buda Šobat bateu o recorde de maior tempo embaixo da água sem respirar. Ele prendeu a respiração por pouco mais de 24 minutos, o que é um feito quase inacreditável para um ser humano. Porém, outras espécies de mamíferos e répteis conseguem superar esse tempo com certa facilidade.

Abaixo nós listamos os cinco animais que conseguem prender a respiração por mais de uma hora — ou quase.

1. Tartaruga cabeçuda

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

As tartarugas marinhas são conhecidas por serem excelentes nadadoras. E um dos motivos disso é a capacidade que elas têm de ficar horas sem respirar. De maneira geral, seus mergulhos costumam durar cerca de uma hora, mas a tartaruga cabeçuda pode ficar mais de 10 horas embaixo da água.

Como são animais de sangue-frio, as tartarugas não perdem tanto oxigênio para se manter aquecidas. Isso permite que elas possam segurar a respiração por muito mais tempo que os mamíferos, sem precisar gastar muita energia para isso.

2. Baleia-bicuda-de-cuvier

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

A maioria dos mamíferos aquáticos não consegue ficar mais de 30 minutos sem respirar. Porém, alguns cetáceos conseguem diminuir o batimento cardíaco quando precisam fazer mergulhos mais profundos, garantindo um tempo extra. Mas nenhum deles consegue chegar perto da baleia-bicuda-de-cuvier.

Essa baleia — que está mais próxima dos golfinhos — pode mergulhar a profundidades de até três mil metros e consegue prender a respiração por cerca de três horas e 40 minutos, embora o tempo médio costume variar entre uma hora e 90 minutos.

3. Elefante-marinho

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Descoberto somente em 2020, as mais de três horas da baleia-bicuda-de-cuvier são um recorde absoluto. Até lá, acreditava-se que os elefantes-marinhos eram os mamíferos que conseguiam passar mais tempo embaixo da água.

Esses gigantes, parentes das focas, podem mergulhar até cerca de mil e duzentos metros de profundidade e segurar a respiração por até duas horas — embora normalmente apenas as fêmeas costumem ficar tanto tempo sem respirar.

4. Cachalote

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Assim como a baleia-bicuda-de-cuvier, as cachalotes pertencem ao grupo dos cetáceos com dentes, os odontocetos, o que também as coloca mais próximas dos golfinhos e das orcas do que das baleias.

Como os seus parentes, as cachalotes também conseguem ficar um bom tempo sem respirar. São aproximadamente 90 minutos embaixo da água, possibilitando também que esses animais mergulhem a profundidades superiores aos dois mil metros. 

5. Focas

As focas estão entre os mamíferos aquáticos mais carismáticos do mundo animal. Mas também são excelentes mergulhadoras. O tempo que elas podem ficar em baixo da água varia muito conforme a espécie, mas no geral, os mergulhos não costumam passar dos 40 minutos. A foca-de-weddell, no entanto, pode chegar a uma hora e dez minutos enquanto está caçando, ou para dormir.

6. Preguiça

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

As preguiças são conhecidas por se deslocarem lentamente. Isso acontece porque o metabolismo desses animais é extremamente baixo, e para não gastar energia demais elas diminuem o ritmo ao máximo. E como o metabolismo delas é baixo, elas também não precisam gastar energia respirando com a mesma frequência que outros animais.

Isso permite que elas fiquem cerca de 40 minutos sem respirar. Mas mesmo sendo excelentes nadadoras, elas não costumam passar muito tempo fora d'água e ficam esse tempo sem respirar enquanto descansam mesmo.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.