'Superprevisores': seria realmente possível prever o futuro?

23/01/2024 às 06:302 min de leitura

Por séculos, a ideia de prever o futuro esteve envolta em mistérios e superstições. No entanto, o projeto Good Judgment Project, liderado pelo renomado psicólogo Philip Tetlock, revelaria percepções fascinantes sobre a capacidade de algumas mentes em enxergar além do "horizonte temporal", transformando a previsão do futuro em uma habilidade que poderia ser desenvolvida.

A jornada do Good Judgment Project

(Fonte: Good Judgment / LinkedIn)(Fonte: Good Judgment / LinkedIn)

O Good Judgment Project começou em 2011 com a participação no programa Aggregative Contingent Estimation (ACE) da Intelligence Advanced Research Projects Activity (IARPA). Utilizando a "sabedoria das multidões", o projeto recrutou pessoas comuns e combinou suas previsões, alcançando resultados notáveis.

Durante quatro anos, o grupo competiu em um torneio respondendo a centenas de perguntas sobre eventos como surtos de gripe e movimentos políticos. Os superprevisores demonstraram uma notável precisão em suas conclusões.

(Fonte: Penguin Random House / Reprodução)(Fonte: Penguin Random House / Reprodução)

Tetlock identificou os superprevisores como indivíduos capazes de prever eventos futuros de maneira excepcional. Sua pesquisa, destacada no livro Superforecasting: The Art and Science of Prediction, revelou que esses visionários não eram apenas sortudos; eles compartilhavam atributos cruciais.

A capacidade de trabalhar em equipe, pensar em termos de probabilidades, buscar conhecimento diversificado e a disposição para admitir erros foram características essenciais desses especialistas do futuro. Suas previsões eram tão extraordinárias, que superaram analistas de inteligência altamente treinados e com acesso a informações confidenciais reais.

A continuidade do conhecimento

As previsões contribuem para a tomada de decisões estratégicas. (Fonte: Getty Images / Reprodução)As previsões contribuem para a tomada de decisões estratégicas. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

A continuidade do conhecimento gerado pelo Good Judgment Project se manifesta na iniciativa Good Judgment. Tetlock e sua equipe oferecem consultoria e workshops, ajudando organizações a promover as qualidades essenciais para uma previsão precisa.

Ao identificar atributos e metodologias de sucesso, eles capacitam empresas a tomar decisões mais informadas e adaptativas, promovendo o sucesso em suas operações. O serviço também se estende a decisores políticos, ao fornecer visões valiosas para antecipar as consequências globais de suas escolhas.

Em um mundo onde a incerteza é constante, os superprevisores ofereceriam uma visão inspiradora. Será que a ciência poderia comprovar essa capacidade ou tudo se trata apenas de uma grande coincidência?

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: