Quem é Macarena, a musa inspiradora de um dos maiores hits do mundo?

22/04/2013 às 11:171 min de leitura

Você ouvia essa música em praticamente toda festa dos anos 90 e, dependendo dos lugares que frequenta, continua ouvindo até hoje, em pleno ano 2013. E não basta ouvir: você sabe a coreografia e, se não dança, é só porque é mesmo muito tímido. Mas de onde veio essa música, afinal?

Tudo começou quando a dupla de espanhóis Antonio Romero Monge e Rafael Ruíz, mais conhecida como “Los Del Río”, resolveu lançar uma música diferente, depois de quase 30 anos de uma carreira sem fama internacional. “Macarena” explodiu e vendeu 4 milhões de discos só nos EUA, tendo ficado no topo das músicas mais tocadas por 14 semanas.

Macarena na Billboard

Fonte da imagem: Reprodução/Indulgy

A música, que faz com que todo mundo pareça estar em um flash mob, classificou a dupla Los Del Rio como uma das melhores One Hit Wonder (artistas de apenas um sucesso) pela VH1, em 2002. Além disso, o hit está em duas classificações da Billboard: quinto lugar entre as melhores músicas de todos os tempos e primeiro lugar entre as melhores músicas latinas. “Macarena” também foi eleita a mais irritante da história, pela revista Rolling Stone.

Os rapazes do Los Del Río estavam na Venezuela quando se encantaram por uma mulher que dançava flamenco. Ao vê-la dançando, ficaram inspirados e retomaram a composição de “Macarena”, que estava parada há algum tempo. A canção de tanto sucesso tinha um nome diferente: chamava-se “Magdalena” e só não continuou sendo chamada assim porque já havia um grande hit com esse nome. 

“Macarena” foi inspirada em uma mulher muito charmosa que tinha uma certa queda por homens uniformizados e, na época, namorava um recruta do exército espanhol chamado Victorino, supostamente traído por ela.

Ouça, abaixo, a versão original da música:

A canção fez tanto sucesso que algumas marcas famosas apostaram nela para embalar alguns comerciais:

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: