Veja fotos incríveis das nuvens que são confundidas com óvnis

20/10/2014 às 10:541 min de leitura

Dizem que sonhadores são pessoas com a “cabeça nas nuvens”. A razão para essa relação entre uma coisa e outra provavelmente está no fato de que qualquer pessoa, quando contemplando nuvens de passagem pelo céu de um dia bonito, acaba encontrando formas comuns nesses chumaços de algodão que flutuam sobre nossas cabeças.

De elefantes a bebês e flores, toda nuvem parece ter dupla personalidade e, além de nuvem por definição, é também qualquer outra coisa que se queira. Não apenas as formas são variadas como o uso da palavra, presente no haikai de Leminski (“nuvens brancas/ passam/ em brancas nuvens”), na música que seus pais ouviam nos anos 80, no ícone da Apple que salva tudo. Não há como negar: nuvens são misteriosas, interessantes e inspiradoras.

Lenticulares

Galeria 1

O Earth Sky fez uma seleção de algumas das imagens mais alucinantes de nuvens lenticulares, que são aquelas de formato mais achatado. Essas nuvens se formam quando há movimentação de ar úmido sobre uma montanha ou um conjunto de montanhas. A forma de lente se dá quando essas nuvens formam uma série de ondas estacionárias – se a temperatura no topo da onda diminuir, a pressão da nuvem vai deixa-la condensada, com formato achatado.

Esse fenômeno não acontece com tanta frequência e, quando acontece, não dura muito tempo, por isso não se vê uma nuvem lenticular com muita facilidade. Por aparecerem muito pouco, pelo formato achatado e pelo fato de que desaparecem facilmente, essas nuvens são muitas vezes confundidas com óvnis. Com base nas imagens acima, você também acha que essas nuvens se parecem com UFOs?

E se ficou difícil entender como essas nuvens se formam e como somem, confira o vídeo abaixo, que mostra a formação e o início do desaparecimento de uma nuvem lenticular em time-lapse. Depois conte para a gente o que você achou!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: