Esportes
27/06/2024 às 10:00•2 min de leituraAtualizado em 27/06/2024 às 10:00
Já pensou em poder nomear uma nova espécie de animal homenageando seu personagem preferido? Alguns pesquisadores têm realizado esse desejo.
Personagens da saga de Senhor dos Anéis, Star Wars e até mesmo bandas já foram homenageados nas descobertas biológicas dos últimos anos, e para quem é potterhead, vai adorar conhecer os animais abaixo.
O nosso primeiro exemplar é a vespa Lusius malfoyi, nativa da Nova Zelândia. O inseto foi batizado em alusão a Lucius Malfoy, vilão redimido da saga de Harry Potter. Ao menos é que pensa Tom Saunders, pesquisador responsável pela descoberta.
De acordo com Saunders, assim como Malfoy nem todas as vespas são vilãs, havendo uma esperança de redenção. Sua quase homônima é inofensiva para humanos, no entanto, ela é um inseto parasitoide.
Isso significa que para se reproduzir, a Lusius usa o corpo de lagartas vivas como ninho. Conforme seus ovos eclodem, as pobres lagartinhas são devoradas vivas. Um comportamento bem característico para a família bruxa Malfoy.
Seguindo a linha vilões, temos a Trimeresurus salazar, originária de Arunachal Pradesh, na Índia. Essa é uma serpente verde, batizada em homenagem ao fundador da casa Sonserina, Salazar Sonserina, que ficou famoso por ser ofidioglota.
Já esse pequeno caranguejo faz uma homenagem tripla. O Harryplax severus teve seu nome escolhido para homenagear não apenas Harry Potter e Severus Snape, mas seu próprio descobridor, Harry Conley.
A espécie foi avistada pela primeira vez em 1998, caminhando pelos destroços de corais mortos na ilha de Guam, na Micronésia. Mas seu nome e reconhecimento só foram feitos em 2017.
Dementadores também recebem homenagens. A Ampulex dementor é uma vespa que injeta um veneno potente em neurotoxinas, causando paralisia em suas vítimas. Com certeza, qualquer felicidade se vai com a ferroada.
Agora uma aranha bem particular, com seus minúsculos 7 milímetros, Eriovixia gryffindori recebeu seu nome por ser parecida com o chapéu seletor. A espécie é originária da Índia e foi descoberta em 2015.
O fóssil de um lagarto de 205 milhões de anos ganhou destaque em 2015, após ser estudado e nomeado em alusão a um dos feitiços mais "retalhadores" da saga de mágica. A escolha do nome foi feita graças a afiada arcada dentária do animal, que se acredita que era capaz de retalhar suas presas, assim como o feitiço.
Mas os nomes não acabam por aqui, ainda existem dinossauros, outras serpentes, vespas e aranhas que receberam seus nomes por representarem, de algum modo, características da saga bruxa. E você, para quem prestaria homenagem se pudesse nomear uma nova espécie?