Banho no espaço: como os astronautas em órbita fazem para manter a higiene?

12/06/2015 às 09:432 min de leitura

A astronauta italiana Samantha Cristoforetti está disposta a explicar de maneira bastante didática o dia a dia em uma estação espacial e desmistificar alguns detalhes importantes sobre a vida em órbita.

Em um vídeo anterior, a moça explicou as dificuldades para se aliviar em um banheiro em um ambiente sem gravidade e, agora, ela mostra todos os cuidados necessários com a higiene durante uma missão fora do planeta Terra.

Economia de recursos

O dia a dia em uma nave espacial envolve uma área reduzida com recursos limitados. Não é possível lavar toalhas, por exemplo, então os participantes da missão recebem kits com um pequeno pedaço de tecido absorvente que é usado por uma semana antes de ser deixado de lado.

Para escovar os dentes, o kit com escova e pasta dental é bem similar ao que usamos na Terra, porém com uma grande diferença: eles não podem simplesmente cuspir na pia pois ela não existe. Alguns astronautas escolhem engolir a espuma da escovação, enquanto outros, como a própria Samantha, preferem expelir o que sobra da pasta em uma toalha.

Adeus cheirinho de suor

O banho em si mistura muita escassez com um pouco de equilibrismo. A água adere à pele por causa da tensão da superfície e fica parecendo até um gel no vídeo. Porém, apesar da aparência, ainda se trata de um líquido e é preciso cuidado para não desperdiçar nenhuma gota, pois ele não é muito fácil de controlar em um ambiente sem gravidade.

Para limpar a pele, é preciso esfregar a água delicadamente, junto com um sabão especial que não precisa de enxague, e depois secar tudo com uma toalha. E, caso seja um dia especialmente agitado e o astronauta não tenha muito tempo entre as missões, uma pequena toalha umedecida com água e sabão já resolve o problema de odor.

O processo para cuidar dos cabelos é bastante similar ao da pele. É preciso espalhar um pouco de água nos fios, depois aplicar o shampoo sem enxague e massagear o couro cabeludo como qualquer pessoa na Terra faria. No final, em vez de adicionar mais líquidos, a solução é simplesmente secar as madeixas com a toalha.

Para cortar as unhas, é necessário usar um cortador próximo a uma das saídas dos dutos de ventilação. Os pedacinhos eliminados ficam presos nas grades e são recolhidos posteriormente com a ajuda de um pequeno aspirador.

Sem desperdícios

Tudo em uma estação espacial precisa ser feito sem desperdícios. Então, todos os líquidos usados nos banhos de gato evaporam e são recuperados pelo sistema de captação para serem reciclados e virar água potável para os astronautas.

Todos estes cuidados com a higiene são indispensáveis. Afinal de contas, mesmo que no espaço ninguém possa te ouvir gritar, dentro da nave ainda podem sentir o cheirinho azedo do suor e sujeira produzidos pelo seu corpo. E nada como um bom banho para se livrar dos maus odores, não?

Via TecMundo

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: