publicidade

Veja as imagens microscópicas mais incríveis do concurso Small World 2015

16/10/2015 às 05:252 min de leitura

Nos últimos anos, a Nikon tem realizado um concurso bastante interessante para os fotógrafos e cientistas pelo mundo. Trata-se de nada menos do que o Small World Photomicrography Competition, uma competição de fotografia que só permite as mais incríveis imagens de objetos microscópicos.

Pois bem, o fato é que a edição de 2015 do concurso finalmente teve seus vencedores revelados. E nós, do TecMundo, como de costume, viemos trazer as fotos mais impressionantes  da competição para você conferir na lista abaixo. Será que você consegue identificar o que é mostrado em cada uma delas?

1º lugar

Autor: Ralph Claus Grimm

Nível de Zoom: 120x

O primeiro colocado impressiona não apenas pela beleza da imagem, mas por trazer também um zoom absurdo de 120x. Nela, você pode conferir o olho composto de uma abelha, cheio de gotas de pólen de um dente-de-leão, que ficaram presas em seus pelos (sim, abelhas têm pelos até nos olhos, pelo jeito).

2º lugar

Autores: Kristen Earle, Gabriel Billings, KC Huang e Justin Sonnenburg

Nível de Zoom: 63x

Apesar da beleza das cores, a foto traz algo consideravelmente nojento: o cólon de um rato. O órgão possui diferentes tons para cada parte – azul para o tecido das paredes, verde para o muco que reveste toda a estrutura... E quanto à massa de vermelho, rosa e verde? Basicamente, trata-se da flora microbiota de humanos que foi inserida no animal.

3º lugar

Autor: Dr. Igor Siwanowicz

Nível de Zoom: 100x

Essa cara que mais lembra a de uma mistura entre um monstrinho e uma raiz não é sem motivo: a foto mostra uma Utricularia gibba, um tipo de planta carnívora de água doce.

4º lugar

Autores: Daniel H. Miller e Ethan S. Sokol

Nível de Zoom: 100x

Já essa aqui você provavelmente não vai conseguir nem imaginar do que se trata. Afinal, como alguém pensaria que uma glândula mamária cultivada em laboratório teria essa cara, quando vista de tão perto?

5º lugar

Autores: Dr. Giorgio Seano e Dr. Rakesh J. Jain

Se você achou que se tratava de algum tipo de célula, se enganou: isso é, na verdade, uma imagem colorida digitalmente do cérebro de um rato com glioblastoma (basicamente, um tumor cerebral maligno, destacado ali em verde e amarelo).

6º lugar

Autor: Henri Koskinen

Não, isso não é uma sanguessuga nem nada parecido, mas sim apenas uma cápsula de esporos de musgo.

7º lugar

Autor: Evan Darling

Nível de Zoom: 10x

Ok. Quem não perceber que essa é uma estrela-do-mar definitivamente precisa voltar para as aulas de biologia.

8º lugar

Autor: Dr. Tomoko Yamazaki

Nível de Zoom: 10x

Uma árvore enorme e cheia de galhos? Não. Trata-se apenas do sistema nervoso e dos vasos sanguíneos presentes na orelha de um rato.

9º lugar

Autor: Dr. Nathanaël Prunet

Nível de Zoom: 40x

Já parou para pensar como é uma flor de mostarda quando ainda está começando a germinar? Bem, essa imagem responde a sua curiosidade.

10º lugar

Autor: Ian Gardiner

Nível de Zoom: 25x

Você acreditaria se alguém falasse para você que ostras têm olhos, pernas e tudo aquilo que outros artrópodes marinhos possuem? Provavelmente não – afinal, a maioria das pessoas só os viu servidos em um prato, como uma pequena massa de carne. Mas a imagem acima, de um minúsculo molusco, mostra bem que esse não é o caso.

.....

Gostou da lista? Pois saiba que há muito mais para ver ainda, incluindo os outros vencedores do Top 20, as menções honrosas e outros destaques da competição. Clique aqui para conferir a lista completa.

Além disso, o TecMundo já vem acompanhando esse famoso evento faz algum tempo – inclusive trazendo a competição Small World in Motion, que consiste em vídeos, e não fotos, de figuras microscópicas. Basta clicar em nossos links para conferir.

Via TecMundo.

Imagem
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: