Vídeo mostra cérebro feminino antes, durante e depois do orgasmo
498
Compartilhamentos

Vídeo mostra cérebro feminino antes, durante e depois do orgasmo

Equipe MegaCurioso
Último Vídeo

Você já deve imaginar que, durante o orgasmo, nosso cérebro fica a todo vapor, mas agora é possível ver as alterações cerebrais que ocorrem durante o clímax do prazer sexual – pelo menos no cérebro de uma mulher. Basicamente, o vídeo que você vê abaixo é a primeiro que mostra o cérebro antes, durante e depois do orgasmo feminino.

As imagens foram feitas em um estudo realizado há alguns anos por pesquisadores da Universidade de Rutgers, em Nova Jersey, nos EUA. Nele, mulheres foram estimuladas sexualmente enquanto tinham seus cérebros mapeados em máquinas de ressonância magnética, com a intenção de mostrar que o orgasmo feminino realmente ocorre na cabeça – em toda ela.

Mapeamento do prazer

Em uma pesquisa de 2005, feita pela mesma equipe, cinco mulheres foram submetidas a exames semelhantes de imagens – a diferença é que essas mulheres tinham sofrido lesões medulares graves e não tinham os movimentos das pernas. Da mesma forma, a atividade cerebral foi altamente movimentada, o que dá a validação neurológica de que essas mulheres também sentem prazer, ao contrário do que muita gente possa pensar.

As imagens mostram ainda a trajetória do nervo que ajuda no surgimento do orgasmo. Ao contrário do que se pensava anteriormente, o orgasmo não chega ao cérebro pela medula espinhal, mas sim ao longo do nervo vago, que se estende até a região pélvica. Essa descoberta também pode ajudar a entender por que algumas mulheres não têm orgasmos. Viva a Ciência!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.