Ameaçada de extinção, jaguatirica é capturada por câmera nos EUA

20/08/2024 às 10:002 min de leituraAtualizado em 20/08/2024 às 10:00

Pela primeira vez nos últimos 50 anos, uma jaguatirica foi avistada na região de Atascosa Highlands, no sul do Arizona. O gato selvagem ameaçado de extinção foi capturado por câmeras instaladas pelo Zoológico de Phoenix em junho deste ano. Uma revisão feita por pesquisadores das 50 câmeras instaladas no local confirmou que se tratava de um animal novo e não um que tenha sido visto em outros lugares do estado norte-americano.

O Departamento de Caça e Pesca do Arizona (AZGFD) conduziu uma análise de manchas na pelagem do animal para compará-lo com outras jaguatiricas, o que concretizou o achado dos pesquisadores. Desde 1972, as jaguatiricas estão listadas como ameaçadas de extinção nos Estados Unidos.

Imagens inéditas

As câmeras usadas para fotografar a jaguatirica foram instaladas pela primeira vez em abril de 2024. Em julho, o gerente do Projeto de Pesquisa de Campo do Zoológico de Phoenix, Kinley Ragan, e o voluntário Ali Lofti foram à área de estudo para garantir que os equipamentos estavam funcionando corretamente.

A equipe visitou 23 das 50 câmeras, renovando baterias e substituindo cartões SD para que sobrevivessem ao verão escaldante do deserto. Durante essas verificações, os pesquisadores decidiram dar uma olhada no que havia sido capturado até então. Essa varredura resultou em dados muito interessantes.

"O vídeo da jaguatirica foi um dos últimos vídeos que analisei e me arrepiou completamente com a excitação e o orgulho pelo que havíamos gravado. Fiquei incrédulo no início, assistindo ao vídeo várias vezes, mas logo um grande sorriso se espalhou pelo meu rosto quando o impacto total desta descoberta para a importante região se estabeleceu", disse Ragan em comunicado oficial.

Espécie em extinção

Projeto de Pesquisa de Campo do Zoológico de Phoenix obteve filmagem rara de jaguatirica na região de Atascosa Highlands. (Fonte: Zoológico de Phoenix/Divulgação)
Projeto de Pesquisa de Campo do Zoológico de Phoenix obteve filmagem rara de jaguatirica na região de Atascosa Highlands. (Fonte: Zoológico de Phoenix/Divulgação)

De acordo com estudos, existem menos de 100 jaguatiricas na natureza em todos os Estados Unidos. Essas criaturas carnívoras se alimentam principalmente de pássaros, coelhos, roedores e lagartos. As principais ameaças à sua sobrevivência incluem perda e fragmentação de habitat.

As jaguatiricas dependem principalmente de florestas densas e pastagens para se abrigar e se movimentar pela paisagem. Porém, o animal estudado foi avistado em arbustos desérticos e em altitudes mais baixas do que o normal em comparação com a maioria dos registros feitos na região.

Segundo o Projeto de Monitoramento de Onças e Jaguatiricas da Universidade do Arizona, o novo avistamento possui um grau de importância muito alto. A equipe de pesquisa e os voluntários do Zoológico de Phoenix pretendem voltar ao campo em outubro para recuperar dados adicionais das câmeras e também coletar amostras de DNA ambiental dos cursos d'água. A esperança é que os novos dados possam fornecer uma compreensão mais rica da ecologia dos mamíferos que habitam essa parte dos EUA. 

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: