Ciência
24/10/2024 às 12:00•2 min de leituraAtualizado em 24/10/2024 às 12:00
Se você já pegou seu gato na janela, encarando um passarinho e fazendo uns sons estranhos, quase como se estivesse “conversando”, saiba que ele não está ficando maluco. Esses sons são completamente normais! E por mais engraçado que seja, há uma razão evolutiva muito interessante por trás disso.
Apesar de todo o conforto de casa, caminhas aconchegantes e petiscos que o seu gato recebe, ele ainda é um caçador nato. E não importa quantas vezes você o alimente, aquele instinto de predador feroz entra em ação quando ele vê uma potencial presa do lado de fora.
Nessas horas, parece até que o seu gatinho está tentando "conversar" com os pássaros que ele vê pela janela, não é mesmo? Mas, afinal, o que o bichano está tentando dizer quando faz esses sons diferentes?
O chilrear é um som agudo, quase como um “piado” rápido, que muitos gatos fazem quando observam algo que desperta seu instinto. Segundo especialistas em comportamento felino, eles provavelmente estão tentando imitar o som das aves para se aproximar delas sem serem percebidos.
Já o tagarelar — aquele som frenético que parece que o gato está batendo os dentes — geralmente acontece quando a frustração toma conta. É como se ele estivesse dizendo: “Ah, se essa janela não estivesse aqui...”. É o som da expectativa e da excitação quando ele percebe que, apesar de estar tão perto de uma presa, não pode atacá-la.
É importante lembrar que esses comportamentos não são exclusivos dos gatos domésticos. Na verdade, grandes felinos, como chitas e leões, também fazem sons semelhantes enquanto caçam.
Então, quando seu gatinho faz aquele chilrear ou tagarelar enquanto observa um pássaro pela janela, ele está apenas agindo como os seus primos maiores e selvagens, que usam esses sons para potencializar suas habilidades de caça.
A diferença é que, em vez de estar na savana perseguindo uma gazela, o seu gato está na segurança do seu sofá, tentando caçar um passarinho do lado de fora. E, claro, essa atividade pode ser muito divertida de assistir!
Ou seja, ele não está só “fazendo graça” quando começa a chilrear e tagarelar para os pássaros lá fora. Esses sons tão característicos, na verdade, revelam o quanto seu felino está ligado aos seus instintos.
Mesmo que ele viva no conforto da sua sala de estar, o “modo caça” é ativado sempre que ele se depara com algo pequeno e rápido do lado de fora.