Ciência
09/05/2024 às 12:00•2 min de leituraAtualizado em 09/05/2024 às 12:00
Qual é a maior espécie do urso do planeta? Por incrível que pareça, não há uma resposta fácil a essa pergunta. O mais comum é que se responda que, no topo de uma "competição" entre as espécies, o urso polar esteja em primeiro lugar.
Ocorre que, se incluirmos as subespécies de urso nesta comparação, a coisa fica mais complicada. O critério de maior também é abstrato: pode-se pensar em termos de peso e altura médios, ou nos maiores ursos já registrados pelos pesquisadores. Mas uma coisa é certa: o urso polar e o urso Kodak ficam no pódio.
Mundialmente reconhecido pelo seu tamanho, o urso polar é também o maior carnívoro terrestre do mundo. Estes ursos não têm predadores naturais e são conhecidos por conta da sua boa adaptação ao clima ártico, onde vivem no gelo e convivem com focas, morsas e baleias.
Os ursos polares adultos podem ter até 2,7 metros de comprimento e atingir uma altura de 1,5 metro quando estão de pé. Mas o mais impressionante neles é o peso: eles atingem entre 362 e 590 kg. Contudo, já houve o caso de um urso no Mar de Chukchi, a oeste de Kotzebue, no Alasca, que chegou a 1.000 kg. Infelizmente, ele foi abatido a tiros em 1960.
Por outro lado, temos também o urso Kodiak, que é uma subespécie de urso pardo. Eles só habitam o arquipélago Kodiak, localizado no Alasca, e restam apenas 3500 ursos desse tipo. Sua alimentação é semelhante à dos ursos pardos: comem salmão, roedores, frutas, carniça, raízes e gramíneas.
Os pesquisadores creem que esses ursos surgiram há cerca de 12 mil anos por conta de uma mutação do urso pardo. Em relação aos seus parentes mais antigos, o urso Kodiak é maior e mais atarracado. Outra característica é que eles variam em tamanho em termos sexuais, o que significa que os machos são maiores que as fêmeas, e podem chegar a até 3 metros de comprimento.
Em relação ao peso, o urso Kodiak pode pesar até duas vezes mais que o urso pardo, alcançando até 635 kg. O maior Kodiak já registrado chamava-se Golias e vivia no Zoológico Space Farms em Sussex, Nova Jersey, no início dos anos 1980. Seu peso era impressionante: atingia mais de 900 kg.
Tendo todas essas informações em mente, fica difícil cravar uma resposta definitiva sobre qual seria o maior urso do planeta. Será que se pode falar de um impacte técnico? A escolha se complica quando se leva em consideração aspectos sazonais, pois o peso dos ursos diminui muito na primavera, e sobe no outono, quando eles começam a se preparar para hibernar.
Outra questão que impacta essa discussão são as mudanças climáticas, que trouxeram alterações significativas no habitat dos ursos. No caso do urso polar, ele enfrenta a perda progressiva do gelo, que afeta diretamente a sua capacidade de caçar. Por isso, é bem provável que essa espécie tenda a se tornar cada vez menos pesada no futuro.
Por isso, pode-se pensar em uma resposta aberta a essa questão. Tanto os ursos polares quanto os ursos Kodiak são criaturas gigantescas e pesadas, e que certamente merecem o pódio como os maiores ursos do mundo.