Não deixe o queijo estragar sua dieta

30/08/2011 às 15:463 min de leitura

O TodaEla já mostrou como a combinação de queijos e vinhos cai bem no inverno. Mas quem está de dieta precisa se conter no fondue para não colocar todo o esforço a perder.

Por ser rico em gorduras, dependendo do tipo, esse derivado do leite não pode apenas favorecer o aumento do peso, mas também elevar as taxas de colesterol e, consequentemente, o risco de doenças cardiovasculares. Algumas variações do alimento ainda possuem grandes quantidades de sódio, um dos maiores vilões da boa forma e da vida saudável.

Mas nem tudo está perdido. Eliminar o queijo do seu cardápio também não é o melhor caminho. Isso porque ele é uma importante fonte de cálcio, proteínas e vitaminas do complexo B, ou seja: afasta o risco de osteoporose, favorece os músculos e auxilia a prevenir anemias.

Assim, para aproveitar os benefícios do alimento sem prejudicar a dieta, prefira as versões magras ou light. As melhores opções são o queijo cottage e a ricota, pois são feitos com leite desnatado, o que reduz consideravelmente a quantidade de gorduras e calorias. Para quem tem intolerância à lactose ou é fã de soja, uma boa escolha é o tofu. Ele tem apenas 40 calorias para cada 50 gramas consumidas!

Outros amigos da dieta são o queijo muçarela, polenguinho, branco fresco e requeijão, desde que na versão light.

E se aquela vontade de fondue com muito gorgonzola, goude e gruyère bater, não passe vontade: basta controlar a quantidade ingerida para não comprometer a perda de peso.

Queijo branco não é queijo magro

Você com certeza já ouviu que “quanto mais branco o queijo, mais magro ele será”. Porém, nem sempre essa regra é verdadeira. Um bom exemplo é o cream cheese: apesar de ser branquíssimo, ele é rico em creme de leite e, por isso, altamente calórico.

O que diferencia as versões magras das vilãs da dieta é a quantidade e o tipo de leite utilizados em sua produção. Assim, antes de observar a cor do alimento, preocupe-se em conhecer a sua composição. Leia atentamente a embalagem e procure os valores de gorduras, sódio e, claro, calorias. Quanto menor eles forem, melhor.

Além disso, vale conferir a composição: se houver leite desnatado na lista de ingredientes, com certeza, ele será mais saudável.

Gordura: a vilã do queijo

A preferência pelas versões mais gordurosas do queijo pode ser facilmente explicada. É essa a principal substância responsável pelo sabor e textura do alimento, então quanto maior a sua presença na composição, mais gostoso ele será.

Os tipos produzidos com leite integral tendem a ser os mais gordurosos. Por isso, vale a pena investir nas versões light, já que todas provêm do leite desnatado e têm uma redução de pelo menos 25% de gorduras.

Cuidado com o sódio

O sal, ou sódio, é o outro responsável pelo sabor dos queijos. Assim, quanto mais processado for o alimento, maior será a sua quantidade de condimentos.

Para fugir dos malefícios do sódio para o corpo, procure consumir queijo suíço ou cheddar que, apesar de gordurosos, possuem baixas concentrações de sal, já que são naturais.

Os queijos inimigos da dieta

Quem está de dieta precisa fugir de algumas opções em específico, devido à alta quantidade de gorduras, calorias ou do sódio que elas possuem, para não prejudicar os resultados na balança.

O queijo cheddar é a pior opção para quem quer perder peso, pois o seu percentual de gordura pode variar entre 48 a 70%. Cada fatia tem pelo menos 76 calorias.

Quem pensa que o cream cheese é amigo do emagrecimento está enganado. Rico em creme de leite, ele também esbanja gordura: mesmo nas versões light, o percentual dessa substância em sua composição pode chegar a 60%!

Outro vilão da dieta é o gorgonzola, que tem 78% de gordura. Ele é de origem italiana e conhecido pelo gosto forte e pelos veios azulados, mais conhecidos como mofo. E cada fatia de 20 gramas tem, em média, 96 calorias.

Comum na mesa de muitos brasileiros, o muçarela também não deve ser ingerido por aquelas que desejam entrar nos jeans antigos. Uma fatia tem 65 calorias, assim, vale escolher a versão light, cujo valor calórico cai pela metade. A dica também vale para o queijo prato.

O provolone, conhecido pela casca dourada, também é inimigo da dieta. Ele deve ser consumido com moderação, já que cada fatia tem mais de 70 calorias.

O parmesão também deve ficar de fora do seu cardápio. Rico em gorduras e sal, ele é utilizado principalmente na versão ralada, em macarronadas e outras receitas. No entanto, esse queijo contribui para o aumento do peso, já que cada 20 gramas contém 92 calorias.

Os queijos amigos do emagrecimento

Quem quer emagrecer deve preferir o queijo cottage, que é um dos principais aliados na perda de peso. Ele tem mais proteínas que gorduras em sua composição, o que possibilita o consumo sem receio, principalmente nas versões light.

A ricota, leve e pouco calórica, é outra amiga da dieta. Mesmo na versão normal, ela tem 50% de gordura, um dos menores percentuais em comparação aos demais.

O minas fresco e o requeijão, desde que consumidos na versão light, também podem fazer parte do cardápio. O primeiro é um ótimo acompanhamento para saladas, enquanto o segundo é um bom substituto para margarina, maionese e creme de leite, principalmente em receitas.

Queijo emagrece?

A boa notícia vem de uma pesquisa feita pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos, que comprovou que não se pode pensar apenas nas gorduras e calorias dos queijos. Eles podem ser aliados da dieta por outro motivo.

Segundo o estudo, as versões brasileiras do alimento têm alto teor de ácido linoleico conjugado (CLA), que combate o acúmulo de gordura no abdômen. E é nos queijos com índices médios de calorias, como o prato e o requeijão, que estão as maiores concentrações da substância.

Ainda assim, os pesquisadores ressaltam que não é preciso exagerar no consumo para aproveitar os benefícios: ingerir 30 gramas do alimento por dia já é suficiente e não prejudica a saúde.

Confira o valor calórico de mais algumas versões de queijo para cada fatia (ou 20 gramas) e fique em dia com a dieta:

  • Brie:73
  • Camembert: 69
  • Cream cheese: 64
  • Cream cheese light: 41
  • Ementhal: 56,5
  • Fondue Luna: 149
  • Gouda: 84,6
  • Gruyère: 74,5
  • Minas fresco: 48
  • Mussarela de búfala: 65
  • Polenguinho comum: 58
  • Polenguinho light: 38
Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: