Estilo de vida
13/08/2017 às 04:00•3 min de leitura
Aqui no Brasil, encontramos centenas de tipos de produtos enlatados, desde milho, atum, ervilhas, sardinhas, alcachofras, cebolinhas, salsichas e até mesmo feijoada completa. Para nós, tudo isso é muito comum.
Agora, imagine se deparar em uma prateleira contendo latas de geleia de grama, buchada de carneiro, carne de rena ou até uma bebida de ninho de pássaro? Bastante bizarro, não é mesmo? Mas o que é estranho para nós pode ser muito comum em algumas partes do mundo. Confira abaixo 10 das comidas enlatadas mais esquisitas encontradas pelo globo.
No Vietnã, é possível encontrar apenas a gelatina ou a bebida energética com a gelatina de grama saborizada. Apesar de soar estranho (e realmente é), a gelatina de grama é popular em toda a Ásia, especialmente no Vietnã e também na China, na Indonésia e na Malásia.
Para a produção dessa iguaria, o suco da grama é geralmente prensado a partir de uma combinação de três espécies regionais; o produto é rico em nutrientes, e a bebida com a gelatina é incrivelmente doce.
Vendida em pedaços ou na forma de patê, a carne de rena é bastante comum na Finlândia. Talvez pela analogia com as ajudantes do trenó do Papai Noel, esse tipo de produto é mais vendido durante a época de Natal, quando o seu consumo atinge o maior pico.
Sabe-se que a carne de rena é muito saudável e com baixíssimo teor de gordura, pois hoje esse animal é criado em fazendas onde se alimenta basicamente de ração controlada, musgos e liquens.
O huitlacoche é um fungo parasita que infecta o milho, sendo muito conhecido por seus sabores complexos únicos. No entanto, olhando para ele nessa versão em lata é difícil acreditar que algo de gosto bom venha dali daquele "lodo". Conhecido também como carvão-do-milho, esse fungo é considerado uma iguaria gastronômica e atinge valores bem superiores ao próprio milho.
O seu consumo se concentra mais no México, sendo geralmente assado, feito com alho e outros ingredientes, servido também como recheio de tacos e quesadillas. Já na Europa e nos Estados Unidos, o huitlacoche é componente de preparações sofisticadas em alta gastronomia. Tanto que, às vezes, recebe o nome de trufa mexicana.
Você pode estar pensando que Ninho de Pássaro seja apenas o nome de uma bebida feita com ingredientes comuns. Mas não: ela é realmente produzida com os ninhos das aves que, algumas vezes, podem ser consumidos. Os ninhos de pássaros comestíveis têm sido usados na culinária chinesa há mais de 400 anos.
Quando dissolvidos em água, eles ficam ligeiramente gelatinosos e podem ser aromatizados de forma doce ou salgada, podendo ainda ser vendidos como a bebida da imagem. Ainda assim, é bastante esquisito você pensar que está mandando para dentro um ninho que já abrigou pássaros e seus ovos.
Mandíbulas assustadoras conservadas em latas formam uma opção um tanto bizarra de alimentação. Imagine abrir o produto e se deparar com esse visual da foto? Isso o que você está vendo são partes dianteiras de arenques vendidos enlatados na Rússia. Os russos, aliás, possuem diversas outras bizarrices em seu cardápio.
Comer tatu é bom? Bem, aparentemente, o pessoal de uma região norte-americana deve achar que sim. No Texas (EUA), você pode encontrar enlatados de tatu grelhado ou em forma de patê.
Você já ouviu falar da buchada de bode, um prato bastante comum no Nordeste brasileiro? Pois o chamado Haggis é como uma versão escocesa dessa receita, mas feita com os miúdos de carneiro, e também pode ser encontrada em lata! O prato tradicional da cozinha escocesa consiste em um bucho de carneiro recheado com as mais variadas vísceras, misturadas com farinha de aveia.
Por essa você não esperava. Imagine encontrar ao lado daquele leite em pó comum e dos achocolatados uma lata de leite de cavalo (da égua, no caso)! O produto é amplamente consumido na Rússia e na Mongólia. Será que, se você fizesse um teste às cegas, notaria a diferença entre esse e o leite de vaca? Vale o convite para quem viajar para esses lugares.
O tradicional café da manhã britânico é um tanto pesado, com itens que proporcionam bastante “sustança” para o comensal. Alimentos como feijão cozido, molho de tomate, ovos, salsichas, cogumelos e carne de porco fazem parte dessa refeição. Agora, imagine tudo isso dentro de uma lata só? Pois isso existe e está à venda em diversos lugares do Reino Unido. Uma coisinha leve...
Para fechar com a lista com algo aparentemente delicioso (só que não), que tal fazer um lanche abrindo uma lata de casulos de bicho-da-seda fritos ao molho barbecue? A “delícia” pode ser encontrada em muitos países da Ásia, principalmente na Coreia e na Tailândia.
*Publicado em 28/04/2014