Meninos, vocês querem arrasar nas pistas de dança? A ciência explica como!

25/03/2014 às 12:392 min de leitura

Se você é do tipo conquistador, eis mais uma artimanha que você pode incorporar ao seu repertório e aplicar na balada. De acordo com o The Washington Post, um grupo de biólogos — da Universidade de Northumbria, na Inglaterra, e de Gottingen, na Alemanha — dizem ter descoberto quais são os movimentos que atraem a mulherada nas pistas de dança.

Para identificar os passos do “ritual de acasalamento” moderno, os pesquisadores recrutaram 30 voluntários e pediram que eles dançassem durante 30 segundos. Os participantes foram gravados em ação através de um sofisticado sistema de captura de imagem e, depois, transformados em avatares sem aparência ou gênero definidos.

O próximo passo envolveu pedir que um grupo de mulheres — com 37 integrantes — assistisse aos bonequinhos dançantes e avaliasse seus desempenhos com notas em uma escala de 0 a 7 pontos. O vídeo que você pode conferir abaixo mostra o modelo criado pelos pesquisadores que as “juradas” que participaram do estudo classificaram como bom dançarino:

Já o clipe a seguir mostra o boneco que a mulherada reprovou na pista de dança:

Francamente…

Comissão julgadora

O experimento consistiu em primeiro isolar três regiões específicas do corpo incluindo as juntas — como a parte central do corpo, com o pescoço e o torso; as pernas, incluindo os joelhos, quadris e tornozelos; e, por último, os braços junto com os ombros, pulsos e cotovelos. Depois os cientistas mediram o grau e tipo de movimento de cada dançarino, levando em consideração aspectos como velocidade, amplitude e variedade de “passos”.

Fonte da imagem: Reprodução/ The Washington Post

Os resultados apontaram que os dançarinos que executaram movimentos mais amplos e variados com a cabeça, pescoço e torso foram os melhor avaliados pela “comissão julgadora”. Além disso, os movimentos das pernas também chamaram a atenção, particularmente os realizados com o joelho direito.

Já os passos executados com a perna esquerda não se destacaram muito entre as mulheres e, em alguns casos, inclusive tiveram repercussão negativa — coitados dos canhotos... Com respeito aos braços, os pesquisadores explicaram que as mulheres não indicaram qualquer correlação importante entre a habilidade do dançarino e os movimentos executados.

A importância disso tudo? Apesar de não ser estatisticamente significativo, o estudo sugere que a forma como os homens dançam pode enviar às mulheres sinais sobre a saúde, aptidão física e qualidade genética, por exemplo. Aliás, também seria interessante se os cientistas conduzissem o mesmo estudo trocando os papeis dos participantes, ou seja, com os homens julgando os movimentos das mulheres, você não acha?

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: