
Estilo de vida
12/11/2012 às 07:28•3 min de leitura
Crédito: Thinkstock
Recentemente, uma pesquisadora afirmou que a TPM não passa de um mito no qual acreditamos há muitos anos e, por isso, se consolidou na nossa sociedade. No entanto, para quem sofre com cólicas menstruais, irritabilidade e um forte desejo de consumir doces todas as alterações que acontecem no corpo durante os dias que antecedem a menstruação são mais do que reais.
Junto com os sintomas mais comuns da TPM, vem uma série de informações que nem sempre conseguimos discernir se são verdadeiras ou se não passam de mitos. Para nos ajudar a entende se comer chocolate realmente ameniza a tensão pré-menstrual ou se o consumo de determinados alimentos pode acentuar os sintomas, o TodaEla conversou com a ginecologista Maria Letícia Fagundes.
Reunimos dez mitos acerca da TPM que frequentemente circulam entre nós e desvendamos cada um deles para que você não tenha mais dúvidas e saiba quais hábitos são saudáveis e quais podem acabar deixando esse período do mês ainda mais complicado. Confira:
1. Os primeiros sintomas da TPM podem surgir até 15 dias antes da menstruação.
Verdade. O tempo em que a TPM vai se manifestar é variável de mulher para mulher. Há pessoas em que os sintomas aparecem 15 dias antes e outras que só se alteram um ou dois dias antes da menstruação.
Crédito: Thinkstock
2. Existem mulheres que têm TPM o mês inteiro.
Mito. Em geral, a TPM costuma ocorrer durante alguns dias antes da menstruação. O que muita gente confunde é que, geralmente, a tensão pré-menstrual potencializa alguns problemas que podem existir. Em 5% dos casos, a TPM precisa de tratamento com medicamentos. O ideal é procurar um ginecologista para ver se o seu caso é um deles. Algumas medicações podem ser combinadas para aliviar os sintomas.
3. A mulher pode engordar alguns quilinhos durante a TPM.
Em termos. Como geralmente a mulher fica mais ansiosa, acaba comendo mais. A vontade de comer doces também aparece e daí os quilinhos a mais podem surgir. Algumas mulheres também sofrem com retenção de líquidos durante a menstruação, o que pode dar a sensação de inchaço e até mudar o seu peso na balança.
4. As mulheres ficam mais sensíveis, irritadas e depressivas durante a TPM.
Verdade. Como na TPM qualquer situação que a mulher esteja passando se acentua, é possível que ela fique mais triste ou mais irritada, dependendo de como já se comporta no dia a dia.
5. As alterações de humor e a retenção de líquidos são os fatores mais comuns durante a TPM.
Verdade. Os sintomas de retenção de líquidos são muito frequentes e geralmente são responsáveis por aquele característico "inchaço" na TPM. Isso acontece porque as taxas de alguns hormônios ficam desequilibradas, principalmente da testosterona, do estrógeno e da progesterona. Os chás diuréticos podem ajudar neste período. As alterações de humor, caracterizadas principalmente pela agressividade e picos de raiva, também são bem característicos.
Crédito: Thinkstock
6. Comer chocolate ameniza a TPM.
Em termos. O chocolate libera serotonina e por isso, momentaneamente, alivia a depressão e ansiedade, que são sentimentos característicos da TPM. A vontade de comer chocolate ainda pode representar uma carência de magnésio, já que ele é rico nesse nutriente. A mulher pode experimentar comer soja, aveia, arroz integral, feijão e tomate, que também são ricos nessas substâncias, para se sentir melhor.
7. Durante a TPM, é preciso evitar o consumo de bebidas com cafeína e alimentos com sal.
Verdade. A cafeína, o sal, o álcool e os doces em excesso podem contribuir para o aparecimento de distensão abdominal, náuseas, inchaços, dores nas mamas, alterações de humor e outras queixas na TPM. O ideal é procurar fazer refeições mais frequentes, com alimentos leves e teor reduzido de gordura saturada e sal.
8. Situações de stress e uma alimentação inadequada podem acentuar a TPM.
Verdade. Como mostrado na última pergunta, a alimentação pode contribuir para diversos sintomas da TPM, e também acentuá-los. Com as situações de stress acontece da mesma forma.
9. Fazer atividades físicas antes da menstruação é prejudicial.
Mito. Os exercícios físicos fazem muito bem para o corpo e para a mente. As atividades físicas liberam endorfinas, que provocam sensação de prazer, relaxam e ajudam no funcionamento do intestino. É recomendado praticar caminhada, ciclismo, natação e hidroginástica por pelo menos 30 minutos, quatro vezes por semana para que se possa aproveitar os benefícios da atividade na saúde do corpo.
Crédito: Thinkstock
10. TPM não tem cura.
Em termos. Não existe realmente uma fórmula mágica que combata os sintomas da TPM. Mas existem diversas dicas que podem ser testadas pelas mulheres, que acabam descobrindo aquelas que funcionam melhor para elas. É muito recomendada a prática de exercícios físicos, a ingestão de alimentos leves e a diminuição da ingestão de álcool, sal e cafeína.
* * *
Colaborou neste artigo:
Dra. Maria Letícia Fagundes - Ginecologista
www.marialeticiafagundes.com