Se você é o primeiro a gritar “regra dos 5 segundos” quando alguma comida cai no chão, saiba que você está enganado. Ao menos é isso que dizem os cientistas da Universidade Rutgers, de Nova Jersey, nos Estados Unidos. Sim, pode chorar à vontade. Se precisar de um abraço, venha cá, que choramos juntos.

“A noção popular é de que se a comida cai no chão, mas você pega rapidamente, ela continua segura para comer, porque as bactérias precisam de um tempo para se transferir para o alimento”, explicou Donald Schaffner, um dos pesquisadores por trás desse estudo. Como essa teoria é bastante globalizada, Schaffner disse que queria testá-la com a ciência.

Quatro tipos diferentes de superfície foram analisados: aço inox, azulejo de cerâmica, madeira e carpete. Depois, foram derrubadas comidas para ver o resultado. Os cientistas usaram melancia, pão seco, pão com manteiga e bala de goma. Cada uma delas era derrubada e ficava no chão por quantidades diferentes de tempo: 1 segundo, 5 segundos, 30 segundos e 300 segundos.

Charge ironiza a regra dos 5 segundos

Surpresa na melhor superfície

Mais de 2,5 mil medições foram feitas em 128 cenários diferentes para chegar a uma conclusão mais precisa do nível de contaminação dos alimentos. O fator mais importante é a umidade presente na comida: como as bactérias não têm “pernas”, elas se locomovem mais facilmente na presença de algo mais molhadinho.

O tipo de superfície e o tempo de contato com o alimento também influenciam no nível de contaminação. Quanto maior o tempo que a comida ficar no chão, mais ela ficará contaminada – acho que nem precisava de pesquisa para chegar a essa conclusão, não? Entretanto, nem mesmo 5 segundos são seguros para não haver contaminação alguma, disseram os cientistas.

“As bactérias podem contaminar instantaneamente o alimento”, explicou Schaffner. Porém, algo interessante saiu dessa pesquisa: os tapetes e carpetes não são a pior superfície; pelo contrário, são as melhores, já que sua estrutura minimiza o contato entre o chão e o alimento. Ainda assim, só coma comida do chão por sua conta e risco. 

Tapetes são os "menos piores" no caso de uma comida cair no chão

*Publicado em 15/09/2016