Você conhece os chamados 'feriados matemáticos'?

12/11/2015 às 06:074 min de leitura

Todo mundo conhece a matemática, mas nem todos se dão bem com ela, e uma significativa parcela da população só sabe o nome da matéria que estudou (ou pelo menos deveria ter estudado) na escola. No entanto, gostem as pessoas ou não, ela possui inúmeros fatos curiosos e, por que não dizer, interessantes.

Uma das coisas que poucos sabem é que existem os chamados “feriados matemáticos”. Calma, não são datas de folga a mais no seu calendário, mas sim dias adotados por matemáticos e cientistas para representar, e em alguns casos até “comemorar”, alguns cálculos e números específicos. Aqui no Brasil, pouco se sabe sobre essas datas, mas essas celebrações possuem uma tradição considerável nos Estados Unidos, pois elas se originaram por lá.

O que mais chama atenção nos dias dessas comemorações é que eles não são escolhidos por acaso e têm a ver com o tema que celebram. Pensando na importância de as pessoas conhecerem mais sobre esses números, suas datas e sua história, o site Mother Nature Network listou os cinco principais “dias matemáticos” que todo mundo deveria saber. Então, para aprender um pouco mais sobre esses pontos e relembrar alguns assuntos legais que você já estudou, confira a lista a seguir:

1. Dia do Mol

O Dia do Mol é a data que comemora a constante de Avogadro, representado pela equação 6,02 x 1023. Esse número é uma unidade básica de medida em química e foi concebido pelo físico Amedeo Avogadro para calcular um “mol” de qualquer substância.

O mol é uma massa cuja medida em gramas é igual à massa molar da molécula. Usando o exemplo da água, que possui massa molar 18, temos que seu mol pesa 18 gramas. Em geral, um mol de qualquer substância contém a constante de Avogadro vezes o número de moléculas ou átomos dessa substância.

Entendeu? Bem, se você já não sabia o que era tudo isso, provavelmente não entendeu, mas o importante aqui é saber que a data em que se comemora o Dia do Mol é 23 de outubro, entre 6h02 e 18h02. Sim, há um horário específico porque são os números que representam a equação da constante de Avogadro. Na forma americana de se ler, a data seria 6h02 10/23 (lembrando que lá, as horas são marcadas por “6h02 am” e “6h02 pm”).

O fato é que há uma fundação dedicada ao Dia do Mol nos Estados Unidos, cujo objetivo é disseminar a data nas escolas e incentivar a realização de atividades de química. Ela foi criada por um professor aposentado de química chamado Maurice Oehler em 1991 e, desde então, é celebrada de forma ininterrupta. Cada ano, o Dia do Mol possui uma temática diferente e em 2015, por exemplo, o slogan era: “Que os mols estejam convosco”.

2. Dia de Fibonacci

Leonardo Fibonacci, italiano da cidade de Pisa, desenvolveu um conceito matemático em que cada número da sequência é a soma dos dois anteriores. Esclarecendo, começando por 0 e 1, os dez primeiros números são 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34 (0+1=1; 1+1=2; 2+1=3 e assim por diante). Essa é a chamada “sequência de Fibonacci”.

Sendo assim, o Dia de Fibonacci é comemorado em 23 de novembro, lembrando que no formato americano se escreve 11/23, como os quatro primeiros números da sequência. A data é simbólica, apenas para homenagear o matemático italiano responsável pelo conceito, que é relativamente simples, mas é importante na medida em que está presente em diversos itens da natureza, incluindo plantas, furacões, conchas e outros.

O vídeo abaixo, disponibilizado no site Vimeo, foi produzido por Cristóbal Vila e vai te ajudar a entender melhor não só o conceito da sequência de Fibonacci, mas também como ela aparece em diversos componentes do nosso cotidiano e da natureza.

3. Dia da Raiz Quadrada

A raiz quadrada não possui uma data específica de comemoração anual, mas tem dias determinados por anos que representam raízes exatas. O conceito foi criado pelo professor americano Ron Gordon, de Redwood City, na Califórnia, quando anunciou a data de 9 de setembro de 1981 (9/9/81) como Dia da Raiz Quadrada.

Desde então, todos os dias com números iguais ao do mês em questão, e que, multiplicados, resultem na dezena final do ano são considerados Dia da Raiz Quadrada. Dessa forma, os últimos dias dessa comemoração ocorridos foram 2/2/04 e 3/3/09. Já o próximo que vai ocorrer é logo em abril do ano que vem, em 4/4/16.

O Dia da Raiz Quadrada possui um site próprio e uma página no Facebook para que as pessoas interessadas possam se reunir e trocar ideias nos períodos que antecedem as datas.

4. Dias e horários sequenciais

A uma hora, dois minutos e três segundos do dia 5 de abril de 2006, a leitura, no formato americano, seria 1:02:03 04/05/06. Esse é um exemplo de dia com horário em sequência. Apesar de não ser oficializada como uma data a ser celebrada, muitas pessoas seguem observando o calendário para encontrar momentos em que esse fenômeno ocorre. No Brasil, se fôssemos procurar, como a data se lê de outra maneira, naturalmente o dia citado como exemplo seria 4 de maio do mesmo ano.

5. Dia do Pi

O Pi é representado pelos algarismos 3,14, logo o seu dia é 14 de março, ou 3/14 para os americanos. Para quem não se lembra, esse número é a relação de proporção entre a circunferência e seu diâmetro, e é um dos mais famosos itens da matemática. Assim como o prestígio do número em si, o dia do Pi também é a “data matemática” mais difundida ao redor do mundo.

A escolha desse dia foi feita por um físico que trabalhava no Exploratório de São Francisco, EUA, em 1988. Em 2009, a data de 14 de março passou a ser considerada o Dia Nacional de celebração ao Pi.

Assim, muitas são as formas de celebração ou de homenagens ao dia do Pi. Segundo o Mother Nature Network, em 2015, por exemplo, rádios americanas tocaram a música “Pi” da cantora inglesa Kate Bush e, no Exploratório, diversos eventos foram realizados, como festas com tortas e procissões.

Quais outros números ou equações merecem um dia para ser comemorados? Comente, diga qual seria a data e por que, no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: