1% da população mundial será mais rica do que 99% das pessoas em 2016

23/01/2015 às 04:582 min de leitura

Todos nós sabemos que existem grandes desigualdades sociais no mundo. E não estamos falando exclusivamente do Brasil, país em que é mais evidente notar as diferenças entre os ricos e os pobres. Mesmo entre as nações desenvolvidas, há um seleto grupo de pessoas que possui muito mais bens que as outras.

Infelizmente, essas desigualdades sociais não estão perto de terminar – muito pelo contrário, um relatório da Oxfam indica que os bilionários estão se tornando mais ricos, e os pobres, muito mais pobres.

O relatório, que é baseado em dados financeiros suíços, revelou que no período de 2000 a 2014, 99% da população mundial empobreceu em diferentes níveis conforme os seus países, enquanto o top 1% de bilionários ficou consideravelmente mais rico. No gráfico abaixo, você pode conferir o compartilhamento das riquezas globais nos últimos 14 anos (é possível notar que hoje o grupo de bilionários que compõem 1% da população mundial possui domínio sobre quase 50% do dinheiro existente no mundo):

Distribuição global das riquezas entre o top 1% e o restante 99%

“Em 2014, as pessoas mais ricas do mundo, que somam 1% da população, possuíam 48% das riquezas mundiais, enquanto 99% das pessoas compartilhavam os outros 52%”, diz o relatório. Isso sem mencionar dos 52% de riquezas, quase tudo está concentrado nas mãos dos mais ricos daqueles 99%, e somente 5,5% é distribuído entre o restante da população mundial.

O 1% que domina metade do mundo

Se as tendências apresentadas pelo relatório da Oxfam continuarem (algo que parece estar quase certo), o top 1% será dono de mais da metade das riquezas do mundo, quantia maior que todas as posses dos outros 99% da população. É previsto que em 2016 esse 1% de bilionários terá nos bolsos mais de 50% do dinheiro existente na Terra. Lembre-se que a outra metade de riquezas também não está distribuída corretamente entre os 99%.

Em novembro de 2014, os dados da Oxfam revelaram que esse clube de 1% faz aproximadamente meio milhão de dólares por minuto com seus negócios. Do grupo de bilionários existentes, 80 dessas pessoas possuem patrimônio equivalente às posses de 3,5 bilhões de pessoas juntas – isso só para revelarmos a nata desse top 1%.

Existem alguns especialistas que apontam problemas com a metodologia e as estatísticas apresentadas pela Oxfam. Segundo eles, há pessoas pobres que possuem poupanças e há ricos que estão extremamente endividados. Colocar todos eles em um só grupo e dividi-los entre 1% e 99% pode limitar e simplificar um pouco a análise. Seja como for, os dados do relatório são verídicos e propõem muitas reflexões.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: