Conheça 8 filmes 'educativos' inúteis das décadas de 1940 e 1950

27/12/2021 às 12:003 min de leitura

Pode ser que você nem saiba como era a vida antes da invenção da internet, mas acredite: em outras épocas, as pessoas se informavam e aprendiam coisas sem o apoio das redes digitais. Algumas famílias mais abastadas até tinham enciclopédias (coleções de livros organizados em ordem alfabética que prometiam trazer respostas para todas as dúvidas).

Havia uma forma de ensinar bastante comum nos Estados Unidos e que hoje parece inusitada, com filmes curtos educativos que eram veiculados em escolas, na televisão e até em cinemas entre as décadas de 1940 e 1950. Boa parte deles era criada por uma mesma produtora, a Coronet Films, que se vangloriava de conseguir lançar um novo "tutorial" a cada 3 dias e meio.

Do que eles tratavam? De tudo um pouco, desde filmes que ensinavam a tomar banho direito até os que davam conselhos de namoro. Conheça alguns deles:

1. Vamos fazer um sanduíche? (1950)

Você sabe como fazer um sanduíche perfeito? Esse vídeo promete ensinar exatamente isso. As professoras são a jovem Sally Gasgow e sua mamãe, que, na bancada da própria cozinha, estão determinadas a ensinar a melhor técnica do mundo para fazer o lanche.

2. Como ser linda? (1940)

Nesse vídeo inusitado, uma professora ensina as meninas a cultivarem a melhor aparência possível. Mas, como esclarece, o estilo das roupas e a maquiagem são apenas a "cereja do bolo", já que para ser linda é preciso saber tomar banho direito, escovar bem os dentes e usar desodorante. E são exatamente essas tarefas que o vídeo ensina a realizar.

3. Como dar uma boa festa? (1950)

Aprenda em apenas 10 minutos como garantir que sua festa seja um sucesso — e não tem nada a ver com convidar as pessoas certas ou ter álcool suficiente para a noite toda. As dicas incluem fazer um bom planejamento, garantir que a comida esteja sempre sendo servida, promover jogos e tocar piano.

4. O valentão (1952)

Nesse filme, Chick Allen é um adolescente grandalhão que atormenta colegas com metade de seu tamanho. Mas ele recebe lições de como seu comportamento agressivo não o ajuda a fazer amigos, visto que seus colegas não o avisam da mudança de local de um piquenique da turma.

5. Segurança na cozinha (1949)

Esse vídeo conta a triste história de Eleanor Jones, que vai parar no hospital após fazer coisas meio inacreditáveis, como colocar uma caixa em cima de uma cadeira e subir nela para limpar os armários da cozinha ou mexer em facas sem qualquer cuidado. Enquanto ela convalesce no hospital, são dadas valiosas dicas sobre segurança na hora de cozinhar.

6. O que fazer em um encontro? (1950)

Para os tímidos, esse filme promete ensinar como ter um encontro perfeito, e as dicas incluem ficar perguntando se a pessoa está se divertindo, levar o crush para o centro comunitário e, caso seja ruim, encerrar o date marcando um novo encontro.

7. Joan evita pegar um resfriado (1947)

Em uma espécie de filme de terror, um garoto tenta espalhar um resfriado e espirra sem cobrir a boca, divide comida com os outros e usa roupas molhadas. Mas Joan está a postos para ensinar bons hábitos, como não espirrar nos olhos dos outros. Em tempos de covid-19, esse vídeo pode voltar a ser útil.

8. Como aproveitar bem o tempo livre? (1950)

Sabe aqueles momentos em que simplesmente não há nada para fazer? Tédio é para os fracos. Esse vídeo ensina o jovem Ken Michaels a basicamente não reclamar do tempo livre. Para isso, ele vê imagens de seus pais, quando jovens, trabalhando sem parar. Entre os hobbies "úteis" recomendados pelo narrador, estão observar pássaros e trabalhar.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: