Artes/cultura
14/11/2021 às 11:00•3 min de leitura
O hábito de tomar pelo menos um banho por dia pode parecer comum para nós, brasileiros. Em outros países, por outro lado, as pessoas costumam se banhar com uma frequência muito menor. Não necessariamente por falta de higiene, mas por conta dos diferentes tipos de clima, ou até mesmo para ajudar no racionamento de água.
Confira a frequência com que alguns países tomam banho e algumas curiosidades relacionadas aos seus hábitos.
O nosso país é o país cuja população mais toma banho por semana. Mais precisamente, uma média de 14 chuveiradas. Esse número também está associado ao clima mais quente na América do Sul, onde algumas cidades chegam a passar dos 45 ºC de sensação térmica até mesmo em épocas amenas. O Brasil também é o país que mais escova os dentes no trabalho, depois de almoçar.
Brasileiros são a população que mais toma banhos por semana em todo o mundo.
Os australianos também vivem em um clima quente. Entretanto, o hábito de tomar banho é limitado a pouco mais de uma vez por dia, com uma média de oito chuveiradas por semana. O tempo de duração também é mais curto quando comparado ao do nosso país. Para as mulheres, fica em torno de sete a 8 minutos; no caso dos homens, de 7 a 7 minutos e meio.
Australianos não costumam ser rápidos no banho.
Nos Estados Unidos, a população tem o costume de tomar menos de um banho por dia. Curiosamente, os homens têm o hábito de se banhar mais vezes, com sete chuveiradas por semana, contra seis das mulheres.
Nos EUA, os homens tomam mais banhos do que as mulheres.
Na terra da Rainha Elizabeth, as pessoas costumam tomar um banho por dia ou nenhum, com média de seis por semana. Outro fato interessante: os britânicos tendem a utilizar a banheira com mais frequência do que os chuveiros.
No Reino Unido, a população costuma utilizar mais as banheiros do que os chuveiros para os banhos.
A Índia mantém uma média de sete banhos por semana; porém, em períodos de calor, essa quantidade dobra. A população também prefere banheiras no lugar de chuveiros e costuma cuidar muito de seus cabelos, principalmente com o uso de óleo de coco.
Na Índia. há um cuidado muito maior com os cabelos.
No Japão, a média é de seis banhos por semana, com um uso maior da banheira para a atividade. Uma curiosidade é que os japoneses usam muito as fontes de águas termais para se banhar, por acreditarem em seus benefícios para a saúde, principalmente para a pele e a circulação.
No Japão é comum o banho em fontes de águas termais.
Os alemães tomam em média cinco banhos por semana. Uma curiosidade é que apenas 3% da população utilizam sabonetes em barra durante a higienização; a maioria esmagadora opta por sabonetes líquidos.
Os alemães não costumam usar sabonete em barra durante o banho.
Os chineses também acumulam uma média de cinco banhos por semana. Apenas 5% da população costumam se banhar no período da manhã, e menos de 30% tomam pelo menos um banho por dia. E detalhe: uma grande parcela dos chineses preferem os banheiros públicos para essa atividade.
Chineses preferem tomar banho em banheiros públicos.
E você, costuma tomar quantos banhos por dia? Conte para a gente nos comentários.