Com que frequência pessoas de diferentes países tomam banho?

O hábito de tomar pelo menos um banho por dia pode parecer comum para nós brasileiros. Em outros países, por outro lado, as pessoas costumam se banhar com uma frequência muito menor. Não necessariamente por falta de higiene, mas por conta dos diferentes tipos de clima, ou até mesmo para ajudar no racionamento de água.

Confira a frequência com que alguns países tomam banho e algumas curiosidades relacionadas aos seus hábitos.

1. Brasil

O nosso país é o país cuja população mais toma banho por semana. Mais precisamente, uma média de catorze chuveiradas. Esse número também está associado ao clima mais quente na América do Sul, em que algumas cidades chegam a passar dos 45º de sensação térmica até mesmo em épocas amenas. O Brasil também é o país que mais escova os dentes no trabalho, depois de almoçar.

Brasileiros são a população que mais tomam banhos por semana em todo o mundoBrasileiros são a população que mais tomam banhos por semana em todo o mundo

2. Austrália

Os australianos também contam com um clima quente. Entretanto, o hábito de tomar banho é limitado a pouco mais de uma vez por dia, com uma média de oito chuveiradas por semana. O tempo de duração também é mais curto quando comparado ao nosso país. Para as mulheres, ele dura de sete a oito minutos, e com os homens, de sete a sete minutos e meio.

Australianos não costumam ser rápidos no banhoAustralianos não costumam ser rápidos no banho

3. EUA 

Nos Estados Unidos a população tem o costume de tomar menos de um banho por dia. Curiosamente, os homens têm o hábito de se banhar mais vezes, com sete chuveiradas por semana, contra seis das mulheres.

Nos EUA, os homens tomam mais banhos do que as mulheresNos EUA, os homens tomam mais banhos do que as mulheres

4. Reino Unido

Na terra da Rainha Elizabeth as pessoas costumam tomar um banho por dia ou menos, com média de seis por semana. Outro fato interessante: os britânicos costumam utilizar a banheira com mais frequência do que os chuveiros.

No Reino Unido, a população costuma utilizar mais as banheiros do que os chuveiros para os banhosNo Reino Unido, a população costuma utilizar mais as banheiros do que os chuveiros para os banhos

5. Índia

A Índia mantém uma média de sete banhos por semana, porém, em períodos de calor, essa quantidade dobra. O país também é o que a população mais utiliza banheiras no lugar do chuveiro e costumam cuidar muito de seus cabelos, principalmente com o uso de óleo de coco.

Na Índia há um cuidado muito maior com os cabelosNa Índia há um cuidado muito maior com os cabelos

6. Japão 

No Japão a média é de seis banhos por semana, com um uso maior da banheira para a atividade. Uma curiosidade é que os japoneses usam muito as fontes de águas termais para se banhar, uma vez que eles acreditam que trazem mais benefícios para a saúde, principalmente para a pele e para a circulação. 

No Japão é comum o banho em fontes de águas termaisNo Japão é comum o banho em fontes de águas termais

7. Alemanha

Os alemães tomam em média cinco banhos por semana. Uma curiosidade é que apenas 3% da população utiliza sabonetes em barra durante a higienização, com a maioria esmagadora optando por sabonetes líquidos.

Os alemães não costumam usar sabonetes em barra durante os banhosOs alemães não costumam usar sabonetes em barra durante os banhos

8. China

Os chineses também contam com uma média de cinco banhos por semana. Apenas 5% da população costuma se banhar no período da manhã, e menos de 30% tomam pelo menos um banho por dia, além de grande parte dos chineses preferirem os banheiros públicos para a atividade. 

Chineses preferem tomar banho em banheiros públicosChineses preferem tomar banho em banheiros públicos

E você, costuma tomar quantos banhos por dia? Conte para a gente aqui nos comentários. 

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.