Seja o primeiro a compartilhar

Quem é Hades, o deus do submundo na mitologia grega?

Hades é um dos deuses mais conhecidos da mitologia grega, embora não seja cultuado por muita gente. Isto porque ele é responsável pelo reino do submundo, o chamado reino dos mortos.

Hades é um dos filhos dos titãs Cronos e Reia, e irmão dos deuses Zeus, Poseidon, Deméter, Hera e Héstia. Quando Zeus matou Cronos e tirou seus irmãos da barriga do pai, onde ele os mantinha aprisionados, dividiu com Hades e Poseidon os três reinos: a terra ficou com o próprio Zeus; Poseidon ficou responsável pelos mares; e Hades recebeu o domínio do submundo, situado embaixo da terra.

Quem é Hades?

(Fonte: Supercurioso)(Fonte: Supercurioso)

É importante ressaltar que, diferente do que ocorre com o cristianismo, o submundo não é associado exatamente ao inferno, nem visto como o "reino do mal". Na mitologia grega, Hades é visto como um deus frio, sério e até tímido, mas também muito justo.

O deus do submundo tem como sua principal missão controlar o reino dos mortos e impedir que almas escapem de lá ou que os humanos tentem entrar no local. Além disso, Hades tem o poder de decidir para qual nível as almas descerão depois da morte. O pior deles é o Tártaro, onde há sofrimento e punição (e que seria o equivalente ao inferno cristão).

Para realizar esta tarefa, Hades conta com o auxílio de Caronte, o barqueiro que leva as almas até lá em troca de um pagamento; o cão Cerberus, que tem três cabeças e guarda a entrada do submundo; e as Fúrias, que julgam e punem os mortos. 

Por conta de sua associação com o mundo das almas, foram construídos poucos tempos para Hades. O mais famoso deles é o Templo de Elide ou Elis. Lá, seus seguidores faziam sacrifícios a ele com sangue que escorria pelas fendas do solo, para que chegassem até o submundo.

O mito de Hades e Perséfone

(Fonte: Supercurioso)(Fonte: Supercurioso)

Uma das histórias mais conhecidas sobre Hades envolve como ele encontrou sua esposa, Perséfone. Um dia, Hades passeava na terra, e viu uma linda moça, por quem se apaixonou perdidamente. Ela colhia flores quando, de repente, uma flor perfeita brotou do chão. Encantada, Perséfone se abaixa para pegá-la, quando o solo se abre e ela é sugada para o submundo, sendo sequestrada por Hades.

Ocorre que Perséfone era filha de Deméter, a deusa da agricultura. Quando viu que a filha havia desaparecido, Deméter cai em profunda tristeza. Por consequência, a terra acaba se tornando infértil. Diante deste desastre, Zeus resolve fazer alguma coisa e vai consultar seu irmão Hades.

Ocorre que Hades havia dados sementes de romã para Perséfone, o que significa que ela não poderia mais deixar o submundo. Para resolver este impasse, Zeus propõe um acordo: durante seis meses, Perséfone ficaria no submundo, com o marido; nos outros seis, estaria na terra, ao lado da mãe.

Deméter e Hades aceitam a proposta. Este mito explica, por fim, porque a terra floresce durante seis meses do ano e adormece nas outras seis. Ou seja, ele fala da criação das estações do ano.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.