
Estilo de vida
18/01/2021 às 14:00•2 min de leitura
A Antiguidade foi marcada por muitas sociedades politeístas, como os gregos, romanos e os antigos egípcios. E com uma variedade tão ampla de deuses disponíveis para a adoração, não é surpresa que tenham surgido diversos cultos voltados para apenas uma divindade ou com ensinamentos secretos que só eram revelados aos adeptos iniciados. Confira abaixo duas seitas que marcaram o mundo antigo:
O nome deste culto vem de seu local de celebração, Elêusis, que ficava próxima a cidade de Atenas, na Grécia. Ele é considerado um dos mais importantes em sua época, com seus rituais sendo integrados pelo Império Romano e surgindo também em práticas de iniciação modernas.
Seu principal foco era o mito da deusa Perséfone, que é sequestrada por Hades e levada para ser sua esposa no Mundo Inferior. Desolada pela perda da filha, a deusa agrícola Deméter parou de realizar suas funções, com as terras se tornando estéreis e as safras passando a definhar. É somente quando a jovem divindade é devolvida ao mundo dos vivos por seis meses que o solo volta a ser fértil, marcando assim os meses da primavera e verão.
Os integrantes do culto se reuniam para celebrar Deméter e aprender segredos que lhes ajudariam no pós-vida, mas com a promessa de nunca revelar o que acontecia durante as reuniões.
Este voto realmente foi levado a sério, e até hoje seus mistérios não foram completamente desvendados. Contudo, os estudiosos têm aprendido mais com esculturas e vasos encontrados nos templos de Elêusis e Deméter, chegando a propor que a ciceona, uma bebida com substâncias psicodélicas, era utilizada durante a adoração.
Porém, nem todas as etapas eram tão solenes e secretas. Enquanto caminhavam até o local do ritual, os membros costumavam contar piadas grosseiras e se insultarem de forma brincalhona, uma forma de garantir que todos se sentissem iguais. Melhor não tentar isso nas igrejas atuais, né?
Sobek, era uma das divindades egípcias mais antigas, e seu nome já aparecia em textos a partir do momento que a escrita passou a ser desenvolvida no Egito. Com uma natureza complexa e fluída, ele estava associado ao poder faraônico, fertilidade, destreza militar e proteção contra os perigos apresentados pelo rio Nilo, que era o centro da existência desta civilização.
Por sua conexão com o rio, Sobek era considerado um dos deuses mais importantes, e as principais áreas de seu cultos eram em Faium, que chegou a ser conhecida como Crocodilópolis, e Com Ombo.
Em seus templos, era comum a presença de um tanque de crocodilos sagrados e até mesmo a mumificação dos mesmos, com exemplares podendo ser encontrados até hoje em algumas áreas do Egito. Seus adoradores também adoravam caçar e abater estes animais em sacrifício, uma tarefa árdua e perigosa, mas que servia como uma forma de homenagem à figura divina.
A descoberta de duas carruagens aumenta a compreensão da tecnologia militar empregada pelo exército do imperador Qin Shi Huang.
Perder o passaporte durante uma viagem internacional é um problema terrível.
Item obrigatório nas casas dos brasileiros, o pão existe há pelo menos 10 mil anos.
Descubra histórias e segredos dos astecas, uma das civilizações mais intrigantes da história.
Entre confusões de números, táticas excêntricas e erros bizarros, o Dia D tem histórias que parecem até ficção.
Tenha a melhor experiência com os vinhos escolhendo a taça certa para cada um.
Um teorema de 1913 propõe que algo sempre pode acontecer caso haja tempo suficiente para isso.
Na Bíblia, várias vezes lemos sobre "Jesus de Nazaré" ou "Jesus, o Nazareno˜.
A Guerra da Coreia é marcada por mistérios, como a ausência de declarações oficiais, espionagem inesperada e até avistamentos de OVNIs, gerando mais perguntas do que respostas.