3 tipos de testes vocacionais para quem deseja encontrar o curso ideal

12/08/2022 às 11:002 min de leitura

Nem sempre escolher a carreira se trata de uma decisão rápida. Afinal, não são raros os momentos em que nos vemos atraídos por mais de uma opção de curso ou mesmo em dúvida sobre qual caminho seguir. E para ajudar na hora de fazer a escolha, existem os testes vocacionais. Mas por que confiar num teste online?

Se responder a algumas perguntas parece simples demais para se chegar a alguma decisão, é importante lembrar que os testes são desenvolvidos por psicólogos e especialistas e feitos para promover uma reflexão mais ampla sobre a escolha do futuro profissional —  já que nem sempre chegamos a refletir sobre certos detalhes sem um empurrãozinho. 

De forma geral, os testes são rápidos e podem ser concluídos em alguns minutos. Também é possível, em muitos casos, receber resultados mais detalhados por e-mail. Como existem diferentes abordagens, para auxiliar, vamos apresentar cada uma delas para você escolher por onde começar! Depois, é só reservar alguns minutos para realizar o teste sem distrações.

Os testes vocacionais ajudam na hora da escolha do curso, reduzindo a ansiedade que volta e meia pode aparecer. (Fonte: Pexels)Os testes vocacionais ajudam na hora da escolha do curso, reduzindo a ansiedade que volta e meia pode aparecer. (Fonte: Pexels)

1. Teste de aptidão

Este modelo segue por um caminho amplo. Além de promover o autoconhecimento, facilita na hora de ter uma visão sobre quais combinações de capacidades cada pessoa apresenta. Também há testes que seguem uma linha que avalia o interesse em determinadas atividades.

No teste de inteligências múltiplas de Howard Gardner, psicólogo e professor de Harvard, por exemplo, as perguntas partem do pressuposto que existem 8 tipos de potencialidades. A partir disso, o objetivo é identificar quais delas se destacam mais no perfil de cada um. 

Uma boa pesquisa sobre o curso é fundamental para uma realizar uma escolha mais consciente. (Fonte: Pexels)Uma boa pesquisa sobre o curso é fundamental para uma realizar uma escolha mais consciente. (Fonte: Pexels)

2. Teste de interesse

Este teste é mais específico e avalia a compatibilidade com uma determinada formação, identificando afinidade com elementos da grade e mesmo o interesse por certas disciplinas e áreas de estudo

Além de descobrir novas possibilidades de graduação, este tipo de teste também pode ajudar a tornar a decisão mais segura. Como as opções são atualizadas com todos os cursos ofertados, pode acontecer de se descobrir uma opção nova ou que nunca foi cogitada antes. 

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

3. Teste de comportamento

Essa linha de questionamento segue uma abordagem interessante, identificando também as características e forma de pensar de cada um. Ou seja, ele se enquadra como uma espécie de teste comportamental, possibilitando que seja considerado o perfil pessoal e profissional.

Desta forma, é possível avaliar se há uma maior preferência por um determinado grupo de atividades e sua a correlação com um curso que permita destacar os traços predominantes e os talentos de cada um.

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Pesquisa é fundamental

Os testes são importantes para oferecer um direcionamento, mas é importante lembrar que eles não substituem a pesquisa sobre o curso e a instituição de ensino. Também é essencial trocar ideias com estudantes e profissionais da área, participar das feiras de profissões a aproveitar para tirar dúvidas mais específicas sobre o curso.

Outro ponto interessante é que, como nossa personalidade pode mudar, o resultado dos testes poderá não ser o mesmo depois de um certo período. O importante é aproveitar todos os recursos disponíveis para escolher a melhor formação e investir numa boa educação com mais tranquilidade e segurança!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: