4 livros que provavelmente foram perdidos para sempre

18/08/2022 às 09:193 min de leitura

*Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o Mega Curioso pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Eventualmente temos alguma notícia sobre uma rara obra literária encontrada depois de décadas. Mas há os exemplos contrários: livros que permanecem perdidos, para o desespero de leitores apaixonados do mundo todo. Neste texto, falamos de quatro obras que provavelmente nunca teremos a oportunidade de ler, infelizmente.

1. O primeiro rascunho do Estranho Caso de Dr. Jekyll e Mr. Hyde, de Robert Louis Stevenson

(Fonte: ilbusca/Getty Images)(Fonte: ilbusca/Getty Images)

A famosa história sobre Dr. Jekyll e Mr. Hyde teve uma primeira versão escrita pelo escocês Robert Louis Stevenson, mas se perdeu após ser queimada.

O que ocorreu foi o seguinte: Stevenson escreveu sua obra mais famosa em 1886, enquanto sofria de tuberculose e a tratava com cocaína, que era o remédio recomendado na época. O processo de criação durou apenas 3 dias. Quando sua esposa Fanny leu, ela fez uma crítica tão severa que o escritor jogou as páginas no fogo. Stevenson passou então a reescrever o livro.

Há outra versão dessa história, contada pelo enteado do escritor, que diz que a própria esposa teria queimado o rascunho. Ela teria contado a um amigo em uma carta que aquele era um "livro cheio de tolices". Independente de quem jogou a cópia no fogo, o fato é que nunca saberemos como Robert Louis Stevenson imaginou inicialmente esta história.

Conheça A ilha do tesouro de Stevenson.

2. Dupla Exposição, de Sylvia Plath

Alamy(Fonte: Penrodas Collection/Alamy)

Quando morreu, em 1963, Sylvia Plath estava trabalhando num romance semi-autobiográfico sobre uma mulher cujo marido é infiel. No entanto, quando ela se suicidou, os rascunhos da obra foram herdados pelo seu ex-marido, Ted Hughes, de quem ela havia se separado no ano anterior.

O que aconteceu depois disso é incerto. No prefácio de Johnny Panic e a Bíblia dos Sonhos, livro de Sylvia que foi publicado postumamente em 1977, Ted Hughes escreveu que o manuscrito havia desaparecido.

Em 1995, no entanto, ele contou uma história diferente ao The Paris Review: “a mãe dela disse que viu um romance inteiro, mas eu nunca soube disso. O que eu sabia era da existência de sessenta, setenta páginas que desapareceram". No entanto, o rumor de que Hughes havia destruído um dos diários de Sylvia para que os filhos não soubessem sobre a traição levanta desconfiança de que ele tenha descartado a obra até hoje.

Sylvia Plath também escreveu A redoma de vidro, veja aqui.

3. A História de Cardênio, de William Shakespeare e John Fletcher

Hulton Archive/Kean Collection(Fonte: Hulton Archive/Kean Collection/Getty Images)

Há uma peça dos dramaturgos William Shakespeare e John Fletcher que até hoje está perdida. A história de Cardênio foi encenada em 1613 e chegou a ser registrada em um documento legal que garantia os direitos à publicação.

Em 1727, apareceu um homem chamado Lewis Theobald que encenou uma peça chamada Double Falsehood afirmando ser o manuscrito perdido de Cardênio. No entanto, Theobald foi considerado um mero imitador de Shakespeare. 

Há estudiosos que dizem que uma peça chamada The Second Maiden's Tragedy, de 1611, pode ser o Cardênio, mas nem todos estão convictos disso. Shakespeare ainda possui uma peça perdida chamada Love's Labour's Won.

Veja outros 7 clássicos Shakesperianos.

4. As primeiras obras de Ernest Hemingway

Kurt Hutton/Getty Images(Fonte: Kurt Hutton/Getty Images)

Em 1922, o escritor Ernest Hemingway viveu um pesadelo: perdeu quase tudo o que já havia escrito. Em suas memórias, ele contou que sua primeira mulher, Hadley, fez uma viagem da França para a Suíça para encontrá-lo, mas sua mala que continha todos os seus manuscritos foi roubada.

Apenas dois de seus contos foram preservados: My Old Man (Hemingway havia o enviado a um editor) e Up in Michigan, cujo manuscrito ele tinha guardado em uma gaveta. Dentre as obras perdidas, estava um romance em que ele contava sua experiência na Primeira Guerra Mundial.

O velho e o mar é uma história não perdida de Hemingway, conheça.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: