5 livros inspirados em William Shakespeare

24/03/2022 às 08:003 min de leitura

*Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o Mega Curioso pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O inglês William Shakespeare, que desenvolveu uma carreira como dramaturgo, poeta e ator durante o século XVI, é, certamente, um dos artistas mais influentes do milênio. Suas célebres peças continuam sendo montadas em teatros do mundo todo, e os estudiosos seguem investigando seus trabalhos, mesmo depois de tanto tempo de sua morte.

Mas uma coisa que você talvez não saiba é que o Bardo — como William Shakespeare costumava ser chamado - não é uma referência apenas aos artistas de teatro. Ele também tem seguidores entre os escritores, que produziram romances com influência de suas peças. Indicamos aqui 5 livros que prestam homenagem ao legado de Shakespeare.

1. Julieta Imortal, de Stacey Jay

(Fonte: Amazon)(Fonte: Amazon)

Stacey Jay propõe uma novela versão de Romeu e Julieta, a peça sobre dois apaixonados que, por serem de famílias rivais, não poderiam ficar juntos. Nesta obra, Julieta Capuleto não se envenenou ao descobrir que seu amado havia morrido. Ela, na verdade, foi assassinada por seu marido Romeu Montecchio, a pessoa que mais confiava.

O que Romeu não imaginava é que Julieta se tornaria imortal: ela viraria uma agente dos Embaixadores da Luz. Ela luta pela preservação da vida de inocentes, enquanto Romeu quer destruir os corações humanos.

Compre o livro Julieta Imortal aqui

2. Trabalhos de amor perdidos, de Jorge Furtado

(Fonte: Observatório da TV)(Fonte: Observatório da TV)

Romance de estreia de Jorge Furtado (mais conhecido por seu trabalho como diretor de cinema e televisão), Trabalhos de amor perdidos é uma adaptação moderna a peça de mesmo nome de Shakespeare.

No texto original, três lordes fazem um pacto: por três anos, ficarão abstinentes da vida sexual e das festas, para que possam se dedicar aos estudos. Quem quebrar o acordo, será acusado de traição.

Já a obra de Jorge Furtado se passa em Nova York, e conta a história de um estudante brasileiro que faz um pacto com um amigo americano e outro canadense para se dedicarem só aos estudos de Shakespeare, mas eles acabam se envolvendo com mulheres e baladas.

Compre o livro Trabalhos de amor perdidos aqui

3. A Décima Segunda Noite, de Luiz Fernando Veríssimo

(Fonte: Amazon)(Fonte: Amazon)

Aqui, Luiz Fernando Veríssimo, um dos maiores escritores brasileiros, se inspira na peça Noite de Reis, de Shakespeare, para criar uma nova história tragicômica.

Na trama, o duque Orsino está apaixonado pela condessa Lady Olívia, que não o ama. Para se aproximar da amada, ele usa como mensageiro uma jovem, que acaba se passando por homem, chamado Cesário. 

A partir daí, vários mal-entendidos começam a ocorrer. Dentre eles, o nascimento do amor de Olívia pelo mensageiro Cesário, causando muita confusão. Detalhe: na história narrada por Luiz Fernando Veríssimo, tudo é contado por um arrogante papagaio francês.

Compre o livro A Décima Segunda Noite aqui

4. Sonho de uma noite de verão, Adriana Falcão

(Fonte: Amazon)(Fonte: Amazon)

Adriana Falcão atualiza a peça Sonho de uma noite de verão e a leva para o Carnaval baiano. As fadas e elfos da peça original ganham ares brasileiros. Aqui, Teseu, um bisneto de uma família abastada e candidato a senador, é noivo de Hipolita, uma ex-futura famosa atriz. Já Hermia é filha de um político corrupto, e desobedece ao pai: ele que quer que a filha case com Demetrio, mas Hermia planeja fugir com o vereador Lisandro. Paixões e política se misturam numa história bem engraçada.

Compre o livro  Sonho de uma noite de verão aqui

5. Hamnet, de Maggie O'Farrell

(Fonte: Financial Times)(Fonte: Financial Times)

A escritora irlandesa Maggie O'Farrell ganhou vários prêmios com este romance. Hamnet conta a história do único filho de William Shakespeare, que morreu aos 11 anos, e cuja existência teria o inspirado a escrever Hamlet, uma de suas peças mais famosas.

O romance de O 'Farrell se inicia após a morte do menino e aborda na relação de sua mãe, Agnes Hathaway, e seu pai, o próprio Shakespeare, discutindo sobre como a tragédia teria levado o casamento deles ao desgaste.

Compre o livro Hamnet aqui

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: