Vitrúvio: conheça o homem que inspirou obra de Leonardo da Vinci

28/08/2022 às 07:002 min de leitura

*Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o Mega Curioso pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Uma das obras mais icônicas do trabalho de Leonardo da Vinci, o Homem Vitruviano mostra o corpo humano construído a partir de proporções ideais, seguindo o raciocínio matemático e a proporção áurea. Sua inspiração veio do trabalho do arquiteto romano Marcus Vitrúvio Polião.

De Architectura é um livro de Vitrúvio de onde Da Vinci buscou as proporções ideais de beleza e harmonia. Por meio de dez livros, Vitruvius expôs conceitos sobre arquitetura — no terceiro estavam as proporções ideias do corpo humano. Sua descrição sobre a perfeição seria determinante para diferentes artistas, mas, em especial, para Da Vinci.

Um homem da arquitetura

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

De Architectura, também conhecido como Os Dez Livros da Arquitetura, é o tratado mais antigo que se tem conhecimento na área. Vitrúvio e suas teorias influenciaram o design e a construção por séculos. Ele também foi soldado e engenheiro, mas foi na arquitetura que encontrou seu lar e tornou-se influente.

O imperador romano César Augusto impulsionou o trabalho de Vitrúvio, pois estava interessado em deixar um legado que ampliasse a majestade do império. Foi o momento que decidiu publicar sua obra máxima, decidido a ajudar o imperador em suas inspirações. O arquiteto elevou a profissão ao nível de outras consideradas nobres, como o direito.

Além disso, estabeleceu as diretrizes para o estudo da carreira, os princípios sobre a construção e a importância de imitar a natureza. A Tríade Vitruviana é seu conceito mais influente, em que determina a noção de estabilidade, utilidade e beleza como as qualidades de uma estrutura, não podendo uma existir sem a outra.

A importância de Vitrúvio para a Roma Antiga

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

De Architectura pode até ser acusada de algumas omissões importantes em termos de construções importantes para a Roma Antiga. Anfiteatros, arcadas de aquedutos e banhos romanos são abordados apenas de modo breve. Todavia, o período renascentista foi inteiro influenciado pelo livro de Vitrúvio, que tinha uma fascinante visão sobre a arquitetura antiga.

Até mesmo as armas de guerra são tema de sua obra, já que ele nutria muito interesse na mecânica e nos detalhes. Os 10 livros dentro do livro impactaram todas as construções de templos e edifícios públicos nos séculos seguintes, apesar do, em tese, completo abandono inicial de suas ideias.

Nem mesmo as residências particulares romanas passaram incólumes às ideias de Vitrúvio, que também deu destaque à decoração interior, à pintura dos edifícios e ao reboco. Por esta razão, não é exagero apontar que seu trabalho impulsionou o legado que viria a ser deixado pelo Império Romano em termos arquitetônicos.

Por que Da Vinci se inspirou em Vitrúvio?

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

A razão pela qual um gênio como Leonardo da Vinci deu tanta importância ao trabalho de Vitrúvio foi para entender o pensamento do autor, impresso em cada pedaço de De Architectura.

As noções sobre padrão, beleza e proporção, em especial, inundaram a mente de Da Vinci, que posteriormente as incorporou ao seu próprio trabalho. O maior exemplo disso é o próprio Homem Vitrivuano, em que Leonardo busca reproduzir os ensinamentos de Vitrúvio a respeito de proporções, presentes no capítulo 1 do Livro III.

E foi nos postulados sobre simetria e proporcionalidade que Leonardo da Vinci mais se debruçou. Da Vinci quis que sua figura produzisse a noção do homo quadratus, o cânone das proporções humanas baseado na proporção áurea. Era o reflexo do impacto de uma mente criativa em outra, fundamental ao legado do próprio pintor.

Conheça mais sobre Leonardo da Vinci!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: