Ciência
01/10/2022 às 09:00•2 min de leitura
Poucas coisas são mais desagradáveis do que entrar em um ambiente tomado pelo mau odor. O cheiro desagradável pode ser proveniente dos cheiros corporais de alguma pessoa ou simplesmente de algum rastro de destruição e de sujeira deixado para trás pelo seu animal de estimação.
Portanto, em vez de esperarmos esse cheiro ir embora por conta própria, a melhor saída tende a ser possuir um produto "neutralizador de odor" por perto. Mas como é que esses sprays funcionam? Eles estão apenas mascarando o cheiro ou de fato conseguem se livrar do cheiro ruim? Entenda nos próximos parágrafos!
Leia também: 6 produtos de limpeza que você não deve misturar de jeito nenhum
(Fonte: Pixabay)
Quando compramos um produto neutralizador de odores, não sabemos exatamente como ele está atuando no ar. Porém, a realidade é que a maioria das fórmulas consegue ao mesmo tempo disfarçar o mau cheiro e neutralizá-lo em algum nível de efetividade.
As primeiras fórmulas desses produtos, que chegaram ao mercado por volta de 1999, na verdade operavam como um verdadeiro ataque químico aos cheiros presentes ao seu redor. Para isso, precisamos compreender que todo odor que sentimos é emitido por moléculas no ar que estimulam os nossos receptores no nariz.
Quando um desses sprays é borrifado, ele usa compostos chamados de ciclodextrinas para prender-se a essas moléculas. Embora o cheiro não desapareça por completo, ele passa a ser contido e perde a sua capacidade de impactar suas narinas. Além disso, muitas fórmulas usam citrato de sódio para alterar o pH das moléculas de odor e penetrar profundamente nos tecidos da sua casa.
(Fonte: Pixabay)
Agora que você entende como os neutralizadores de odor conseguem frear os efeitos das moléculas de cheiro no ar, como pode esse produto também exalar um aroma agradável simultaneamente? Esse cheiro também não deveria ser neutralizado pela fórmula química, deixando o ambiente sem qualquer tipo de odor? Não necessariamente.
A verdade é que tanto as ciclodextrinas quanto as moléculas de odor são hidrofóbicas, o que significa que repelem água. Por outro lado, o conteúdo de perfume presente nos neutralizadores de odor são completamente hidrofílicos — atraídos pela água. Sendo assim, essas duas partes não se misturam de jeito nenhum.
Por esse motivo, esses sprays conseguem "matar" os odores desagradáveis ao mesmo tempo em que liberam um cheiro próprio sem interferir no seu nível de eficácia. Um fato curioso é que, por mais que esses produtos sejam altamente eficientes, muitas pessoas não os consideraram interessantes quando eles passaram a ser testados pela primeira vez na década de 1990.
Quando convivemos muito tempo em uma residência infestada pelo mau odor, acabamos perdendo a nossa capacidade de sentir o cheiro desagradável. Porém, não se engane: pode ter certeza que as suas visitas inevitavelmente terão motivos para nunca mais pisar na sua casa se você não tomar alguma providência. Portanto, se você tiver a chance de usar um neutralizador de odores em situações urgentes, não titubeie!