Ciência
02/10/2022 às 11:00•2 min de leitura
Você pode até ser um admirador de aves e achar grande parte delas fofinha. Porém, é muito difícil não temer o casuar, conhecido por biólogos da vida selvagem como a ave mais perigosa do mundo todo. Essas criaturas são verdadeiros dinossauros vivos, com garras no formato de adagas e corpo semelhante ao de um avestruz.
Por ser tão corpulento e possuir os meios para isso, um casuar pode tranquilamente matar um ser humano caso se sinta ameaçado. No entanto, não é só de terror e medo que essas magníficas aves são feitas. Para matar sua curiosidade, nós separamos cinco fatos incríveis sobre o casuar. Veja só!
(Fonte: Pixabay)
É comum na natureza que casuares fêmeas se reproduzam com vários parceiros ao mesmo tempo. Depois de colocar seus ovos, então, elas os deixam para trás de forma que os machos se tornam responsáveis por incubá-los por pelo menos 50 dias. Logo, os pais não podem abandonar o ninho por nenhum segundo, nem mesmo para comer ou beber.
Depois do nascimento dos filhotes, os machos também passam mais nove meses criando e defendendo os mais jovens. Também são os papais casuar que ensinam seus filhos a forragear para se defenderem sozinhos.
(Fonte: Pixabay)
Se não bastasse um casuar ter cerca de 68 kg e garras assassinas, essas criaturas chamam a atenção por serem excelentes saltadores. Para se ter ideia, um indivíduo dessa espécie pode conseguir dar um pulo de até 2 metros de altura do chão. Inclusive, essa é uma técnica bastante comum no momento de ofensiva.
Quando quer atacar alguém, o casuar tende a dar um pulo alto e descer com suas garras cortando para baixo no ar. Além disso, essas aves sabem nadar muito bem e conseguem atingir uma velocidade máxima de 49 km/h pelo chão.
(Fonte: Pixabay)
Apesar de todo o arsenal construído para atacar, os casuares selvagens se alimentam principalmente de frutas e bagas que caem no chão das florestas tropicais ondem residem. Um casuar adulto, por exemplo, pode comer até 11 kg de frutas por dia, juntamente de muitos fungos ou animais mortos para obter uma proteína extra.
Eles também são conhecidos por caçar roedores, caracóis e lagartos. Como o cocô de um casuar costuma conter frutas semidigeridas, não é nada atípico encontrar uma dessas criaturas na natureza se alimentando de suas próprias fezes ou as de seus colegas.
(Fonte: Pixabay)
Ainda não existem estudos precisos que falam sobre quanto tempo um casuar selvagem costuma viver. Mesmo assim, os pesquisadores acreditam que esse animal seja bastante longevo. Alguns casuares do sul chegaram a viver 40 anos em cativeiro, enquanto casuares do norte tendem a viver ainda mais que isso.
Logo, podemos concluir que a maioria dessas criaturas chega ao mundo com a esperança de viver décadas pela frente.
Ele andando CASUARmente pela praia e inspecionando o zap das pessoas.pic.twitter.com/kpg4KBJIs9
— Fernanda dos Perpétuos ?? (@Fernanda_Renno) September 27, 2022
Até o momento, existem apenas dois relatos verificados de seres humanos sendo mortos pelo ataque de casuares. O primeiro desses casos aconteceu em abril de 1926, quando um casuar atacou um fazendeiro de 16 anos no norte de Queensland, na Austrália.
Mais recentemente, um homem de 75 anos da Flórida, nos Estados Unidos, foi morto por um casuar que ele mantinha como animal de estimação em sua fazenda de pássaros exóticos. De acordo com pesquisadores, 22% dos ataques dessas aves ocorrem por defesa dos ovos ou filhotes, 5% ocorrem pelo fato de alguém se aproximar demais de seu alimento e 73% envolvem o casuar identificar a pessoa como uma presa fácil.