Ciência
19/11/2022 às 11:00•2 min de leitura
Insetos estão longe de ser as criaturas favoritas dos seres humanos e, inclusive, são o pesadelo de muitos de nós. Afinal, sempre existe aquela pessoa sorteada com milhares de picaduras ou que simplesmente detesta o som de um mosquito zumbindo perto do seu ouvido.
Porém, existe uma situação amedrontadora que a maioria de nós não está preparada: em casos raros, é possível que um inseto entre no seu ouvido e se aloque dentro do sistema auditivo. Medonho, não é mesmo? Mas o que devemos fazer caso você seja a pessoa envolvida nessa situação? Veja só o que dizem os especialistas!
Leia também: Por que algumas pessoas sentem cheiro de barata e formiga?
(Fonte: Shutterstock)
Embora um inseto dentro do seu ouvido normalmente seja inofensivo e uma situação bastante atípica, é sempre bom ter em mente quais medidas tomar para evitar maiores complicações. Afinal, isso pode acabar acontecendo enquanto você está acordado, durante o período de trabalho ou caso tenha passado uma noite ao ar livre.
O inseto pode acabar morrendo no seu ouvido, mas também existe a possibilidade dele permanecer vivo e tentar abrir caminho para fora do seu corpo. Nesse cenário, isso pode ser doloroso, irritante e preocupante. Portanto, é preciso que você remova ou faça com que ele seja removido o mais rápido possível por outra pessoa.
Caso esse bicho permaneça vivo no corpo, o zumbido e o movimento do inseto costumam ser altos e dolorosos. Isso abre brecha para que ele te perfure ou te morda, causando inflamações e irritações. Como os tecidos do canal auditivo e do tímpano são ligados pelos nervos cranianos, lesões nessa área são incrivelmente prejudiciais.
(Fonte: Shutterstock)
Em primeiro lugar, é preciso sempre manter a calma caso você esteja envolvido nesse turbilhão de acontecimentos. Você pode tentar remover o inseto do canal auditivo ainda em casa, mas sem usar cotonete ou outro tipo de objeto de sondagem. Isso pode fazer com que ele seja empurrado mais para dentro do ouvido, causando danos ainda maiores.
Uma saída pode ser puxar suavemente a parte de trás orelha em direção a parte de trás da cabeça, endireitando o canal auditivo. Então, balance a cabeça para fazer com que ele caia do ouvido. Caso o inseto ainda esteja vivo, você pode derramar um pouco de óleo vegetal ou azeite no canal auditivo para matá-lo. Outras alternativas são usar água morna e uma seringa.
Caso nenhuma solução caseira dê certo, o mais recomendável é procurar um médico otorrino imediatamente, que usará um otoscópio para examinar seu ouvido e determinar o que deve ser feito. No consultório, o médico pode usar uma pinça ou fórceps modificado para pegar o inseto e removê-lo do local.
Em alguns casos, é possível que o especialista opte por um aparelho de sucção suave ou lavagem do canal auditivo com água morna e um cateter. Embora não existam maneiras infalíveis de se prevenir desse tipo de situação, o uso de repelentes de insetos tende a trazer uma maior segurança.