Ciência
27/10/2022 às 09:30•2 min de leitura
Você é do tipo de pessoa que ama insetos ou simplesmente tem pavor em chegar perto de um? Dependendo do seu caso, as imagens mostradas nesse texto podem ser absurdamente fantásticas ou extraordinariamente horripilantes para você. Tudo isso porque a Nikon, companhia japonesa de câmeras fotográficas, criou um concurso de fotografia.
Na sua candidatura, o fotógrafo e biólogo lituano Eugenijus Kavaliauskas preparou uma série de imagens no mínimo curiosas: fotografias com lentes de aproximação que mostram detalhes sobre algumas espécies de insetos. Quer saber como esses animais se parecem de muito perto? Então conheça mais sobre essas oito espécies!
(Fonte: Eugenijus Kavaliauskas/Reprodução)
Os besouros são animais que fazem parte da ordem dos coleópteros, conhecidos por terem um par de asas anteriores que funciona como uma capa de proteção, e outro par de asas posteriores e internas rígidas, que servem para voar.
Na fotografia estampada nesse tópico, podemos ver de perto como é a cara de um indivíduo da família Carabidae.
(Fonte: Eugenijus Kavaliauskas/Reprodução)
Os dípteros são a quarta ordem mais diversa pertencente à classe dos insetos, sendo as moscas um dos animais mais famosos dentro desse grupo. Para se ter ideia, são 150 mil espécies descritas em 158 famílias no mundo, tendo 8,7 mil presentes em território brasileiro. Como elas são de perto? Aterrorizantes e magníficas.
(Fonte: Eugenijus Kavaliauskas/Reprodução)
Os carunchos, também chamados de gorgulhos, são pequenos besouros que colocam ovos diretamente dentro da embalagem de alimentos. Portanto, costumam ser um verdadeiro pesadelo para os donos de casa ao infestar as despensas. Mas será que você pelo menos os acha interessantes? Veja só!
(Fonte: Eugenijus Kavaliauskas/Reprodução)
As formigas, assim como as abelhas e vespas, fazem parte da ordem dos himenópteros. O grupo inclui uma impressionante diversidade de formas, tamanhos e hábitos de vida, sem contar que são criaturas fenomenais e extremamente importantes para o meio ambiente. E se você quer saber como elas se parecem de perto, olha só o que Kavaliauskas capturou. Assustador, não?
(Fonte: Eugenijus Kavaliauskas/Reprodução)
Como citado anteriormente, as vespas também fazem parte dos himenópteros, sendo constantemente confundidas com as abelhas. Embora também possam viver em colmeias, a maioria das espécies de vespas são solitárias e se reproduzem independentemente. Olha só como elas são belíssimas!
(Fonte: Eugenijus Kavaliauskas/Reprodução)
Os gafanhotos são criaturas pertencentes aos ortópteros, um grupo que inclui grilos, esperanças e mais alguns outros animais. Esses insetos são comuns em todas as partes do mundo, inclusive tendo importância econômica na culinária de alguns países. E olhando assim de perto, você seria capaz de comê-los?
(Fonte: Eugenijus Kavaliauskas/Reprodução)
As aranhas não são insetos por definição, mas são criaturas tão fantásticas que merecem estar dentro dessa lista — ainda mais ao notarmos o trabalho espetacular feito por Eugenijus Kavaliauskas ao capturá-las de perto. Conhecidos pelas suas oito patas e seus penetrantes olhos, esses aracnídeos são incríveis.
(Fonte: Eugenijus Kavaliauskas/Reprodução)
Pertencente à ordem dos odonatos, as libélulas são animais muito belos e intrigantes. Com capacidade de voar numa velocidade de até 80 km/h, são excelentes predadores de outros insetos. Marcadas por seu longo torso equipado com dois pares de asas super potentes, embora bastante belas a distância, de perto podemos dizer que são criaturas um tanto quanto amedrontadoras, você concorda?
Depois conta para gente qual foi a fotografia que mais te impressionou!