Qual a importância das vespas para o planeta?

30/04/2021 às 11:002 min de leitura

As vespas não recebem o reconhecimento que merecem, ao menos é o que diz um novo estudo pelo University College London (UCL) em conjunto com a Universidade de East Anglia, ambos no Reino Unido. Segundo os pesquisadores, as vespas, assim como as abelhas, têm um papel fundamental como predadores, polinizadores e muitas coisas mais.

Publicado na Biological Reviews, o estudo compilou evidências de mais de 500 artigos acadêmicos para poder revisar como cerca de 33 mil espécies de vespas-ferrões contribuem para seus ecossistemas e como isso pode beneficiar a economia, a saúde humana e a sociedade como um todo.

Valorizando as vespas

Na visão do líder da pesquisa, Seirian Sumner, a maneira como os humanos enxergam as vespas é totalmente injusta. "As vespas são um daqueles insetos que amamos odiar Por outro lado, as abelhas, que também picam, são apreciadas por polinizar nossas plantações e fazer mel", destacou.

Para o professor da UCL, o ódio sobre as vespas ocorre pois a maioria das pessoas simplesmente não entende a importância delas sobre os ecossistemas e sobre como elas podem ser benéficas para os seres humanos. Entretanto, o pesquisador ressaltou que esse cenário vem mudando conforme mais estudos sobre a espécie têm surgido.

Por serem um dos principais predadores para outros insetos, as vespas são para proteger plantações. A predação por insetos, por exemplo, é um método utilizado por agricultores e vale pelo menos US$ 416 bilhões por ano em todo o mundo. Além disso, as vespas regulam as populações de artrópodes, como pulgões e lagartas, que danificam as plantações.

Benefícios para o mundo

De acordo com os estudiosos, as vespas são sobretudo uma forma sustentável de controle de pragas em países em desenvolvimento, em especial aqueles de clima tropical. No Brasil, as vespas comuns são altamente utilizadas para controle de pragas nas plantações de milho e cana-de-açúcar.

Porém, a agricultura não é o único ramo em que elas operam. A pesquisa encontrou evidência de que pelo menos 164 espécies de plantas são completamente dependentes das vespas para a polinização, tanto que algumas espécies de orquídeas desenvolveram adaptações para atrair essas criaturas.

Por fim, as vespas também são peça importante na indústria farmacêutica. Enquanto veneno e saliva das vespas comuns têm propriedades antibióticas, o veneno da vespa jaqueta amarela tem se mostrado promissor no tratamento do câncer.