Ciência
30/12/2022 às 02:00•2 min de leitura
Para quem é dono de cão, sempre existe aquela época do ano em que a casa se vira do avesso e você é capaz de achar pelos do seu animal de estimação espalhados até mesmo na geladeira. Afinal, faz parte da natureza dessas criaturas perder bastante de sua pelagem em determinado mês do ano.
Tudo isso, logicamente, também costuma variar bastante do tipo de cachorro que você tem e de diversos outros fatores — apesar de parecer ser uma constância entre todos. Sendo assim, determinar quando o seu cão perderá mais pelo te ajudará a se preparar melhor para enfrentar a bagunça e deixar tudo em ordem. Mas, afinal, como esse ciclo funciona? Entenda!
(Fonte: Shutterstock)
Para entender melhor sobre como e quando a queda de pelos de um cachorro acontece, é importante conhecer melhor os diferentes tipos de pelo que um cão pode ter. São eles: pelos protetores e os pelos secundários. Os primeiros, também chamados de pelos primários, são os pelos mais longos e rígidos desses animais, que fazem parte da pelagem externa do cão e servem para proteger sua pele.
Os cabelos secundários, por sua vez, são os pelos mais macios e felpudos que ajudam a manter os cachorros aquecidos durante os meses de inverno. Alguns cães possuem pelagem dupla, enquanto outros contam apenas com uma pelagem única. Além disso, a pelagem passa por vários estágios de crescimento.
Quando novos pelos estão crescendo, chamamos esse processo de fase anágena. Já a fase catágena acontece quando os pelos param de crescer e atingem um certo comprimento. Depois disso surge a fase telógena, quando o crescimento é interrompido, mas a queda não iniciou-se. Por fim, a fase exógena marca a maior queda de pelos, quando a nossa casa é simplesmente infestada por fios em todas as partes.
(Fonte: Shutterstock)
No caso de cães com pelagem dupla, como os collies, samoiedos e huskies, a queda de pelos tende a acontecer sazonalmente. Assim como as árvores perdem suas folhas no outono e crescem novas folhas na primavera, esses cães tendem a apresentar maior queda de pelos nessas duas épocas do ano.
No outono, eles perdem seu casaco de verão mais leve para ganhar pelos mais grossos e resistentes para o inverno. Já nos meses de primavera, são os pelos mais grossos que estão partindo para dar espaço para um casaco de pelos mais leve e confortável para o verão.
Cachorros de pelo único, por sua vez, tendem a perder pelos durante o ano todo. Esses cães estão sempre criando novos pelos, mês após mês. Os poodles, por exemplo, têm a maioria dos seus folículos pilosos no estágio anágeno o ano todo, o que significa que seus pelos crescerão constantemente e precisarão de cortes de rotina para prevenir o emaranhamento.