Ciência
03/01/2023 às 06:30•2 min de leitura
Durante o período de gestação, as mulheres costumam relatar casos de seios doloridos, náusea e fadiga em excesso como parte das principais consequências de estar prestes a colocar uma vida na Terra. Muitos desses sintomas podem ser estranhos e chegam a se destacar com maior ou menor intensidade, de acordo com o corpo da grávida. Porém, há uma sensação inesperada que pode surpreender em um primeiro momento: o nariz inchado.
Uma das únicas partes do corpo que não para de crescer, o nariz é um local em evidência que pode incomodar pessoas caso seja mais cheio que o "normal". E, para além dessa questão inerente aos eventos da vida, ele também sofre efeitos diretos da gestação, impactado de acordo com as alterações hormonais ocasionadas pelo período.
vi umas mulheres mostrando o nariz delas antes de engravidar e durante a gravidez e eu tô sem palavras
— emi ???? comissões abertas (@saemiart) December 29, 2022
jkjkkkkkkkkkk nunca tinha visto ninguém falar disso e eu tô chocada com a diferença pic.twitter.com/Kqeeag71jp
De acordo com especialistas, isso é aparentemente normal e motivado pelo aumento dos níveis de estradiol, progesterona e prolactina, algo que direciona o fluxo sanguíneo para as membranas mucosas e incha temporariamente o nariz. Esses altos níveis ajudam o útero e evitam que haja contrações bruscas, resultando no relaxamento dos músculos lisos e dos vasos sanguíneos.
"Nariz da gravidez é um termo comumente usado para descrever o nariz alargado que muitas mulheres desenvolvem durante a gestação. E para grande desgosto de muitas mulheres grávidas, o nariz da gravidez é muito real e muito normal — e muitas vezes é realmente uma evidência de uma gestação saudável. Portanto, mulheres grávidas com nariz inchado não devem se lamentar muito", comenta o Dr. Jamil Abdur-Rahman, da TwinDoctorsTV.
Apesar de ser um evento relativamente comum, ele carrega algumas preocupações que exigem uma atuação mais vigilante das mulheres. Isso porque essa transformação no rosto gera maiores propensões a hemorragias nasais, devido à pressão alta dentro da região mucosa e à retenção de água. Geralmente o nariz inchado ocorre durante o terceiro trimestre da gravidez e volta ao normal entre quatro a seis semanas após o parto.
@mommadrama21 Cant wait to look like my normal self again #greenscreen #eyeslipsface #pregnanttiktok #40weeks #40weeks3days #swollen #idontgiveaf ? original sound - caleb.m
Embora os efeitos dos hormônios durante a gravidez sejam mais consistentes e temporários, há maneiras de evitar que o inchaço no nariz tome proporções maiores. Pesquisas apontam que minimizar a ingestão de sal e aumentar o consumo de água favorecem quedas na pressão do nariz e diminuem consideravelmente os níveis de retenção de líquidos pelo corpo.
Mesmo com os desconfortos, não há necessidade de se preocupar, pois trata-se apenas de um efeito colateral da gravidez. Porém, as mulheres devem permanecer sempre atentas a possíveis aumentos súbitos do inchaço não apenas no nariz, mas nas mãos, nos pés e nas pernas, pois há chances de haver sinais de pré-eclâmpsia (Síndrome Hipertensiva da Gravidez), condição que precisa ser sinalizada o mais rápido possível para evitar o aumento da pressão arterial durante a gestação.