Por que o nariz das mulheres incha durante a gravidez?

03/01/2023 às 06:302 min de leitura

Durante o período de gestação, as mulheres costumam relatar casos de seios doloridos, náusea e fadiga em excesso como parte das principais consequências de estar prestes a colocar uma vida na Terra. Muitos desses sintomas podem ser estranhos e chegam a se destacar com maior ou menor intensidade, de acordo com o corpo da grávida. Porém, há uma sensação inesperada que pode surpreender em um primeiro momento: o nariz inchado.

Uma das únicas partes do corpo que não para de crescer, o nariz é um local em evidência que pode incomodar pessoas caso seja mais cheio que o "normal". E, para além dessa questão inerente aos eventos da vida, ele também sofre efeitos diretos da gestação, impactado de acordo com as alterações hormonais ocasionadas pelo período.

De acordo com especialistas, isso é aparentemente normal e motivado pelo aumento dos níveis de estradiol, progesterona e prolactina, algo que direciona o fluxo sanguíneo para as membranas mucosas e incha temporariamente o nariz. Esses altos níveis ajudam o útero e evitam que haja contrações bruscas, resultando no relaxamento dos músculos lisos e dos vasos sanguíneos.

"Nariz da gravidez é um termo comumente usado para descrever o nariz alargado que muitas mulheres desenvolvem durante a gestação. E para grande desgosto de muitas mulheres grávidas, o nariz da gravidez é muito real e muito normal — e muitas vezes é realmente uma evidência de uma gestação saudável. Portanto, mulheres grávidas com nariz inchado não devem se lamentar muito", comenta o Dr. Jamil Abdur-Rahman, da TwinDoctorsTV.

Apesar de ser um evento relativamente comum, ele carrega algumas preocupações que exigem uma atuação mais vigilante das mulheres. Isso porque essa transformação no rosto gera maiores propensões a hemorragias nasais, devido à pressão alta dentro da região mucosa e à retenção de água. Geralmente o nariz inchado ocorre durante o terceiro trimestre da gravidez e volta ao normal entre quatro a seis semanas após o parto.

Há como diminuir o inchaço do nariz?

@mommadrama21 Cant wait to look like my normal self again #greenscreen #eyeslipsface #pregnanttiktok #40weeks #40weeks3days #swollen #idontgiveaf ? original sound - caleb.m

Embora os efeitos dos hormônios durante a gravidez sejam mais consistentes e temporários, há maneiras de evitar que o inchaço no nariz tome proporções maiores. Pesquisas apontam que minimizar a ingestão de sal e aumentar o consumo de água favorecem quedas na pressão do nariz e diminuem consideravelmente os níveis de retenção de líquidos pelo corpo. 

Mesmo com os desconfortos, não há necessidade de se preocupar, pois trata-se apenas de um efeito colateral da gravidez. Porém, as mulheres devem permanecer sempre atentas a possíveis aumentos súbitos do inchaço não apenas no nariz, mas nas mãos, nos pés e nas pernas, pois há chances de haver sinais de pré-eclâmpsia (Síndrome Hipertensiva da Gravidez), condição que precisa ser sinalizada o mais rápido possível para evitar o aumento da pressão arterial durante a gestação.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: