Conheça sotaques de todo o planeta em um mapa interativo

11/01/2023 às 02:002 min de leitura

Desenvolvido por David Ding, ex-engenheiro de software da Microsoft, o site Localingual é um aprimoramento das traduções em áudio da internet e oferece recursos que permitem que as pessoas fiquem mais próximas de diversas regiões do planeta. Isso porque a página é um mapa global interativo em que é possível ativar sotaques de incontáveis regiões do mundo, revelando como os nomes de países e suas capitais são falados por povos nativos.

Qualquer pessoa pode acessar a página por meio de seu navegador de preferência. O site é simples e objetivo em seus recursos, já que é um grande mapa-múndi em que cada continente se divide à medida que o zoom em direção a ele é aumentado. Ao selecionar o local, uma aba será aberta ao lado direito da tela e disponibilizará uma série de dialetos com vozes.

"Eu estava vagando pela Ucrânia quando tive a ideia de colocar todos os diferentes idiomas e dialetos que ouvia na web", disse Ding, em entrevista à Wired. "Um dos aspectos mais difíceis do projeto foi adquirir a imagem da bandeira e do emblema para cada região e cidade do mundo. Tive que escrever um bot primitivo de mineração de dados que vasculhava os mecanismos de busca e a Wikipédia em busca dessas imagens."

(Fonte: Localingual / Reprodução)(Fonte: Localingual/Reprodução)

Atualmente, o Localingual registra mais de 500 mil visitantes e armazena 18 mil vozes diferentes, tanto de homens quanto de mulheres. A intenção por trás da página é se tornar uma "Wikipédia das línguas e dialetos falados em todo o mundo" e está planejada para incluir gírias, vícios de linguagem e características fonemas particulares de regiões específicas — tudo por meio de um monitoramento de crowdsourcing que reconhece a origem dos dados e realiza comparações automáticas com vozes da vida real.

"Implementei o pop-up do sistema de relatórios, que pode ser ativado votando negativamente (polegar para baixo) em uma gravação. Assim que um limite for atingido, a gravação será excluída. Parece estar funcionando até agora, já que Alemanha e Israel têm gravações mais relevantes agora."

Como funciona o Localingual

Como o site opera por meio de um grande servidor coletivo, as contribuições dos usuários são essenciais para o preenchimento fidedigno dos dialetos. Para adicionar a faixa de áudio, basta subir o arquivo no banco de dados pelo ícone de microfone — localizado no painel direito — e registrar o país de origem, o nome da capital e alguma palavra ou frase com referência à nação.

Além disso, o Localingual tem informações adicionais para entusiastas de geografia e cultura internacional. Ao clicar nos ícones ao lado de cada bandeira, é possível escutar não apenas a Declaração Universal dos Direitos Humanos em diferentes idiomas e dialetos, mas também os respectivos hinos nacionais de acordo com a qualidade sonora nativa. Vale lembrar que o site também está disponível em navegadores de dispositivos móveis.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: