Ciência
10/06/2023 às 05:00•2 min de leitura
Você provavelmente já teve ter aprendido em algum lugar que o corpo humano possui cinco sentidos responsáveis por nos colocar em contato com o mundo ao nosso redor. São eles: visão, audição, paladar, olfato e tato. Suas funções são amplamente conhecidas por qualquer um, afinal necessitamos dessas "habilidades" para quase tudo na vida.
Porém, isso não significa nossos sentidos sejam tão simples assim. Dentro da comunidade científica, há quem acredite que nós somos muito mais complexos do que apenas esses cinco sentidos e capazes de fazer coisas que nunca imaginamos. Ficou curioso? Veja só cinco coisas que você provavelmente é capaz de fazer e ainda não sabe!
(Fonte: Getty Images)
Quando um ser humano fica cego devido a alguma complicação de saúde, é comum que ele desenvolva seus outros sentidos para tentar equilibrar a equação. Portanto, não é nenhuma loucura que pesquisas já tenham mostrado pessoas cegas adquirindo um senso de audição tão aprimorado a ponto de serem capazes de "enxergar" o mundo por meio de outras habilidades.
Inclusive, alguns cegos afirmam ter aprendido a usar a ecolocalização para se locomover por cidades e outros ambientes. Isso quer dizer que alguns seres humanos podem se guiar através do som para montar uma imagem de tudo que está ao seu redor.
(Fonte: Getty Images)
O olfato normalmente é um sentido mais usado para identificarmos se algo está cheiroso ou não na cozinha. No entanto, esse sentido possui um propósito ainda mais útil para nossas vidas que não pensamos muito a respeito. Por exemplo, acredita-se que o olfato seja o gatilho de memória mais poderoso que temos.
Dessa forma, certos aromas podem ser usados para trazerem lembranças gostosas de entes queridos que já se foram. Ou então, se sentirmos o mesmo cheiro que sentimos enquanto estávamos estudando para uma prova, o conteúdo estudado rapidamente poderá ser recuperado pela memória.
(Fonte: Getty Images)
Quantas vezes você já escutou por aí que certo alimento possui "gosto de frango", mesmo que os dois não pareçam estar nem um pouco relacionados? Estudos mostram que a razão pela qual isso ocorre é porque o frango tem um perfil de sabor e textura neutro quando não é muito temperado.
Dessa forma, esse é o alimento que temos em mente e é usado pelo nosso cérebro como uma lousa em branco quando tentamos criar uma refeição com ingredientes que nunca experimentamos antes. Portanto, o gosto de frango que você sente apenas quer dizer que sua mente está tentando montar novas conexões do zero.
(Fonte: Getty Images)
Se nas histórias em quadrinhos o Homem-Aranha possui o "sentido aranha" para quando algo de perigoso está para acontecer, nós podemos dizer que alguns seres humanos são capazes de desenvolver o mesmo talento. Constantemente, os nossos corpos utilizam os cinco sentidos para fornecer vários tipos de feedback sobre o mundo ao nosso redor.
Com essa habilidade, nosso cérebro pode rapidamente montar uma imagem das coisas e dizer para nossa consciência se tal situação é normal ou não. Isso acionará alarmes físicos como arrepios, descargas de adrenalina e por aí vai.
(Fonte: Getty Images)
Como nem tudo são flores, é preciso ressaltar que o corpo humano também pode se incapacitar caso não estejamos com a cabeça no lugar. E o que isso quer dizer? Indivíduos que estão distraídos dos seus arredores e focados em uma única atividade podem se "cegar" de outros acontecimentos.
Inclusive, esse recurso é utilizado pelos melhores mágicos ilusionistas para conquistar a plateia. Ao introduzir uma distração, quase todas as pessoas perderão o foco sobre o restante da situação e não notarão a "mágica" acontecendo no plano de fundo.