Esportes
11/01/2024 às 09:30•2 min de leitura
Estamos no verão, e para muitas pessoas os dias quentes são períodos que acabam provocando uma diminuição no apetite, ao contrário do inverno, quando geralmente temos mais vontade de comer. Porém, você já parou para se perguntar os motivos que fazem com que isso aconteça principalmente durante o verão?
(Fonte: Getty Images)
O corpo humano funciona com diversos processos metabólicos acontecendo ao mesmo tempo, e todos eles, de alguma forma, geram calor. Nesse pacote também temos a digestão, que é bastante afetada pela temperatura do dia e, consequentemente, pela estação do ano.
A título de comparação, para cada mil calorias consumidas durante o dia, apenas 250 de fato se transformam em energia útil, enquanto o restante vira calor. "Em dias quentes, nosso corpo já está trabalhando duro para fazer com que sua temperatura não aumente muito, por isso ele não precisa do calor extra que você adquire de uma grande refeição. Por isso, seu apetite acaba reduzindo um pouco e seu corpo usa mais da energia nas reservas de gordura", explicou o educador científico Luis Villazon ao Science Focus.
A situação contrária também se aplica ao inverno. Por conta do frio, o corpo precisa desse aquecimento extra gerado pela digestão, fazendo com que a vontade de comer um pouco mais seja um processo natural.
(Fonte: Getty Images)
Um estudo feito na China em 2021 revelou que o aumento de 1 °C diminui a quantidade de comida ingerida em 0,11%. Além disso, alguns tipos de alimentos acabam contribuindo para que o nosso corpo ganhe mais calor durante a digestão, como frango, carne vermelha, ovo e feijão, por exemplo.
Entretanto, nada de fechar a boca em dias quentes: apesar de nosso corpo não se sentir muito inclinado a comer, essa ainda é uma ação necessária. Segundo o professor Gordon Fisher, da Universidade do Alabama, é preciso encontrar alimentos que ajudem nesse processo.
"Alimentos podem fornecer cerca de 20% a 30% dos fluidos que precisamos, além de alguns deles ajudarem a manter nosso corpo hidratado. Por isso, é importante ingerir mais itens que sejam ricos em água, como frutas e vegetais", explicou Fisher ao site Verywell.
Por conta disso, a melhor pedida em dias de calor é apostar mais em saladas, tomate, iogurte e frutas, como melão e melancia. Há ainda a importância de se manter sempre hidratado, já que o calor provoca a sudorese, que faz o nosso corpo perder água e resulta no aumento da sede.