Este grandalhão foi levantar mais de 400 quilos e veja o que aconteceu!

08/03/2018 às 11:282 min de leitura

O vídeo que você vai ver a seguir mostra o que aconteceu quando um cara grandalhão chamado Mikhail Shivlyakov levantou mais de 400 quilos durante uma competição. Segundo Yasmin Tayag, do site Inverse, a cena foi registrada durante a edição 2018 do Arnold Sports Festival que aconteceu em Columbus, Ohio, quando o competidor tentava levantar 426 quilos — apenas. Assista a seguir:

Como você acabou de ver, alguns segundos depois de Mikhail levantar o peso, seu nariz começa a sangrar profusamente — enquanto vemos o rosto dele todo suado, retorcido devido ao esforço e ensanguentado. A cena é ligeiramente perturbadora, afinal, ele perde uma quantidade significativa de sangue! Mas, será que essa é uma situação arriscada, uma emergência médica ou até mesmo incomum?

Cachoeira

Yasmin conversou com um especialista da Escola de Medicina da Universidade de Stanford, nos EUA, para averiguar o que foi que aconteceu com Mikhail, e o médico, Dr. Jonathan Overdevest, explicou que o sangramento foi provocado por conta da força exercida para levantar o peso, e que esse tipo de incidente não costuma durar muito — sempre que a pessoa não tome anticoagulantes, por exemplo, e não sofra de problemas de saúde que afetem a coagulação sanguínea.

Esse provavelmente não era o caso de Mikhail, portanto, o grandalhão não deve ter sangrado até a morte. Aliás, segundo o especialista, apesar de ligeiramente perturbador, esse tipo de sangramento — ocasionado pelo esforço intenso — não é tão incomum como parece. O que acontece é o seguinte: quando fazemos um esforço físico muito grande, acabamos fazendo com que a pressão sobre os vasos sanguíneos aumente.

Homem fazendo forçaGrrrrrrrr

No entanto, os vasos fazem parte de um sistema fechado — o sistema circulatório —, certo? Então, apesar de o esforço se concentrar em determinada parte do corpo (Mikhail não está levantando o peso com o nariz, né?), o aumento da pressão ocorre em todo o corpo. Pois se a pressão aumentar demais, os vasos podem se inchar feito bexigas e, em determinados casos, estourar.

No caso específico de Mikhail, o médico acredita que o levantamento dos mais de 400 quilos levou primeiro a uma elevação da pressão da cavidade peitoral (ou pressão intratorácica), depois de sua pressão venosa, isto é, a pressão do sangue que retorna do corpo ao coração. Isso, consequentemente, elevou a pressão arterial (do sangue que é bombeado do coração para o corpo) do grandalhão — e com esse sobe-sobe todo, os vasinhos do nariz não resistiram e acabaram estourando.

Vale salientar que não é necessário levantar 426 quilos para causar a ruptura dos vasos presentes nas mucosas nasais. Embora não aconteça com todo mundo, ações bem mais mundanas podem provocar sangramentos, como espirros violentos, fortes acessos de tosse e até o simples ato de se abaixar muito rápido. Basta que os vasinhos do nariz não sejam muito robustos! Só uma última curiosidade: apesar de todo o suor e sangue (tudutsss), Mikhail não venceu a competição. O ganhador foi o gigante Hafþór Júlíus "Thor" Björnsson — o cara que interpreta Gregor Clegane em Game of Throne —, que levantou 472 quilinhos.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: